fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Casa de Cultura de São José abre inscrições para projeto Intensivo Literário

Oliveira, que também assina com o pseudônimo Luiz Brás, é ficcionista e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). (Foto: Divulgação/PMSJC)
Oliveira, que também assina com o pseudônimo Luiz Brás, é ficcionista e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). (Foto: Divulgação/PMSJC)

As inscrições para o “Intensivo Literário” da Casa de Cultura Tim Lopes (Avenida Ouro Fino, 2520 – Bosque dos Eucaliptos), em São José dos Campos, já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (12) 3917-1612 ou pelo e-mail [email protected], informando nome, idade e telefone para confirmação de dados.

São 40 vagas, com participação gratuita. Esta é a última edição do projeto em 2016. A atividade literária será no sábado, dia 5 de novembro, às 14h.

Destinada a escritores com obras em produção, estudantes e curiosos sobre literatura, o projeto “Intensivo Literário” aborda nesta edição a criação de poemas e prosas poéticas. Nelson de Oliveira, escritor e oficineiro, ensinará aos inscritos técnicas de escrita para o gênero.

Oliveira, que também assina com o pseudônimo Luiz Brás, é ficcionista e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Ele colabora regularmente para o jornal Folha de São Paulo e para o jornal Rascunho, de Curitiba (PR). Oliveira foi um dos 70 escritores da delegação brasileira que participou da Feira do Livro de Frankfurt em 2013.

No fim da oficina, os alunos participarão de um bate-papo com o escritor João Roberto Laque, que vai falar sobre os desafios para se editar um livro, desde a criação do texto até a divulgação, distribuição e venda.

Formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), Laque trabalha como editor e vai contar um pouco da sua trajetória, desde os primeiros escritos. O jornalista recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo em 1988 e foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Livro-Reportagem com “Pedro e os Lobos”.

O projeto Intensivo Literário tem como proposta o aprimoramento individual da prática literária com foco na linguagem ficcional para escritores com obra em formação, estudantes e pessoas interessadas, a partir de exercícios de produção e análise de trabalhos dos participantes.

Palestra

Um pouco mais tarde, às 18h, no mesmo espaço, Nelson Oliveira lança o livro “Não Chore” (ProAC 2015), sob o codinome de Luiz Brás. O autor também ministrará a palestra “Transcendência: aula-palestra sobre ficção fantástica”, que apresenta as características do gênero ficção fantástica e seus principais autores, entre eles Mario de Andrade e Lygia Fagundes Telles. A palestra é aberta a todos os públicos, não é necessário fazer inscrições.

Também haverá apresentação musical do artista Léo Mandi, com o show “Navio de Bromélias”, com canções autorais e poemas musicados de poetas locais. Os poemas cantados foram publicados na segunda edição da revista “Abate”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo