fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Câmara homenageia Ulysses com documentário e exposição no DF

O ex-deputado Ulysses Guimarães, que presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, faria cem anos neste 6 de outubro. (Foto: Orlando Brito)
O ex-deputado Ulysses Guimarães, que presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, faria cem anos neste 6 de outubro. (Foto: Orlando Brito)

Uma sessão solene às 9h desta quinta-feira (6) dará início às comemorações da Câmara dos Deputados pelo centenário de nascimento de Ulysses Guimarães. Foram convidados familiares, amigos e parceiros de Ulysses, além de parlamentares e outras autoridades que conviveram com ele em diferentes períodos.

publicidade


Durante a sessão, serão lançados o selo comemorativo elaborado pelos Correios, um documentário produzido pela TV Câmara e uma edição especial da série Perfil Parlamentar, assinada pelo jornalista Luiz Gutemberg (Edições Câmara). Em seguida, será inaugurada exposição que ilustra o pensamento de Ulysses sobre democracia e liberdade, com trechos de discursos e entrevistas, acompanhados por imagens registradas pelo fotógrafo Orlando Brito ao longo de mais de 30 anos.

Até outubro de 2017, a Câmara pretende realizar várias outras ações em homenagem a Ulysses Guimarães, como colóquios, concursos de vídeos e reportagens e lançamento de publicações dirigidas a estudantes.

O documentário
Dividido em três episódios, o documentário Senhor Deputado Ulysses Guimarães, dirigido pelo jornalista Roberto Seabra, narra, na primeira parte, a chegada de Ulysses ao mundo da política, ainda nos anos 1940, até sua consagração como líder da oposição ao regime militar, em meados dos anos 70.

O segundo episódio mostra a luta de Ulysses e do MDB, partido que presidiu por mais de vinte anos, pela redemocratização. Lembra a campanha pelas Diretas-Já, a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral e o drama da morte do presidente eleito.

A terceira e última parte do documentário tem início com a Assembleia Nacional Constituinte, da qual Ulysses foi presidente. O episódio mostra também a participação de Ulysses Guimarães nas eleições presidenciais de 1989, quando amargou sua única derrota eleitoral, e sua presença destacada no processo de impeachment do presidente Fernando Collor.

Entre os entrevistados, estão os deputados Heráclito Fortes, Jarbas Vasconcelos, José Fogaça e Miro Teixeira; os jornalistas Luiz Gutemberg e Jorge Bastos Moreno; a cientista política Lúcia Hipólito; o fotógrafo Orlando Brito; o advogado e ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo; a cantora Fafá de Belém; Marco Aurélio, ex-proprietário do restaurante Piantella, em Brasília; e Tito Enrique, enteado de Ulysses, filho de dona Mora.

A TV Câmara também está produzindo vários programas e debates em homenagem a Ulysses, que incluem uma série de entrevistas com o presidente da República, Michel Temer; o ex-presidente José Sarney; o ex-deputado Ibsen Pinheiro; e o ministro Moreira Franco, entre outros convidados.

A exposição
A mostra ULYSSES | 100 ANOS reúne registros de momentos marcantes da trajetória de Ulysses Guimarães em sua defesa da democracia e da liberdade. Ao lado de imagens gentilmente cedidas pelo fotógrafo Orlando Brito, estão reunidos trechos de discursos e entrevistas que retratam o pensamento de Ulysses sobre o combate à censura e a importância da ética na política. A exposição, montada em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, dá especial destaque ao pronunciamento de promulgação da Constituição de 1988. A curadoria é do jornalista Clauder Diniz.

SERVIÇO
Documentário: Senhor Deputado Ulysses Guimarães (3 episódios de 20 min.)
Estreia: sexta (7), às 21h30, na TV Câmara
Direção: Roberto Seabra
Produção: Pedro Henrique Sassi e Lia Tavares
Direção de montagem: Guilherme Bacalhao
Montagem: Guem Takenouchi
Fotografia: André Amaro
Arte: Tiago Miolo
Imagens: Cícero Bezerra, Cláudio Adriano, Flávio Estevam e Ulov Flamínio
Trilha sonora original: Alberto Valério

Exposição: ULYSSES | 100 ANOS
Visitação: de 6 de outubro a 11 de novembro, das 9h às 17h, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara
Curadoria: Clauder Diniz
Consultoria histórica: Marcela Tagliaferri
Apoio: Fundação Ulysses Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo