fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá promove ações no “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi criado pela organização não governamental norte americana The Ocean Conservancy, em 1986. (Foto: Divulgação/PMC)
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi criado pela organização não governamental norte americana The Ocean Conservancy, em 1986. (Foto: Divulgação/PMC)

Em Caraguatatuba, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias contará com ações de equipes de voluntários em diversas praias e rios. No município a campanha ocorre desde 2002, coordenada pela ACAJU – Associação Caiçara Juqueriquerê.

As ações da ACAJU ocorrerão neste sábado, dia 17/09, com saída da Praça de Eventos do Porto Novo e mutirões das 8h às 12h.

O mutirão de limpeza ocorrerá ao longo das praias do Porto Novo, Palmeiras, Flexeiras, Indaiá, Capricórnio e Cocanha, com envolvimento e participação de várias ONGs locais, Associações de Moradores de Bairros, escolas, além de turistas que frequentam a região.

Os voluntários limparão as praias e margens de rios do município, separando e catalogando as diferentes categorias de resíduos nas fichas de coleta apropriadas. Todos os resíduos possíveis de serem reciclados serão separados e encaminhados às cooperativas de reciclagem.

Os resíduos coletados durante a ação são pesados e anotados em fichas de coleta de dados que são padronizadas internacionalmente e alimentam os estudos estatísticos que buscam mapear, por categoria, “os lixos” que poluem os rios, praias e oceanos, bem como sugerir soluções para o problema, como a formulação de leis e políticas públicas voltadas ao descarte e destinação adequados dos resíduos sólidos.

Em Caraguá, o evento acontece desde 2002. O evento conta com o apoio do Governo Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Serviços Públicos, Comunicação e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Qualquer pessoa pode aproveitar este dia para ajudar na limpeza e na conscientização da comunidade, em relação ao lixo descartado inadequadamente e à poluição que gera nos recursos hídricos, dando a sua contribuição para a melhoria para a qualidade de vida no planeta.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi criado pela organização não governamental norte americana The Ocean Conservancy, em 1986, e ocorre anualmente no terceiro sábado de setembro, quando voluntários de todas as partes do mundo reúnem-se para coletar os resíduos diretamente depositados nestes locais ou trazidos por correntezas e marés, em decorrência de descargas de navios e objetos lançados no rios.

Segundo a The Ocean Conservancy, em sua última edição, 800.000 voluntários de 93 países participaram da ação mundial, coletando 8.193 mil toneladas de lixo em 40.538 km de praias e rios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo