Atletas paralímpicos recebem Prêmio de Mérito Esportivo do Governo do Estado

Por: Share:
(Foto: Ciet Silvério/Governo do Estado)
(Foto: Ciet Silvério/Governo do Estado)

O encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, recebeu 33 atletas do Time São Paulo – projeto estadual de incentivo ao esporte, participantes dos Jogos Paralímpico Rio 2016.

“As Paralimpíadas foram um espetáculo maravilhoso e o Time São Paulo representou 42% das medalhas e 57% das medalhas de ouro”, disse o governador. “Deixamos como grande legado o Centro Paraolímpico Brasileiro, um dos cinco melhores do mundo”.

Entre os homenageados estava a atleta Terezinha Guilhermina, medalhista de ouro e bronze. “Estou bastante feliz, muito emocionada, agradecida a Deus, em especial à fala do nosso governador sobre a continuidade desse projeto”, afirmou a velocista se referindo ao Time São Paulo – que terá renovação na parceria.

“Esse projeto possibilitou muito mais do que uma preparação, mas uma estabilidade emocional no que tange às questões financeiras para essa preparação. Sem esse projeto, sem dúvida, eu não teria chegado aqui”, completou.

Além de Alckmin, os atletas foram recebidos pela secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e pelo secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, para receberem a medalha de mérito esportivo.

Médicos fisiatras da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, responsáveis por atender mais de quatro mil atletas de todas as delegações paralímpicas, também foram homenageados.

Panorama

Na 8ª colocação no quadro geral de medalhas, o Brasil somou 72 medalhas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Entre as conquistas do Time São Paulo, estão 14 medalhas no atletismo, sendo quatro de ouro, seis de prata e quatro de bronze.

Time São Paulo Paralímpico

É a seleção composta por 34 atletas de elite de modalidades como atletismo, bocha, canoagem, judô, natação, remo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vela. A equipe é constituída por meio de convênio assinado entre o Governo de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro, que prevê ajuda de custo para atletas e treinadores, suporte para aquisição de materiais esportivos e gastos com viagens em competições.