Museu do Folclore inicia agendamento para o Mês do Folclore

Share:

O Museu do Folclore de São José dos Campos (Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana) abriu nesta segunda-feira (8) o agendamento de escolas interessadas em participar das atividades do Mês do Folclore. O agendamento, que segue até esta sexta-feira (12) deve ser feito pelo telefone 3924-7318, das 10h às 17h.

As atividades do Mês do Folclore serão realizadas de 23 de agosto até o dia 2 de setembro. Podem participar alunos de escolas públicas e privadas, da educação infantil e do ensino fundamental. O tema deste ano foi batizado de ‘Bambuzada no Reino do Bambu’ e será voltado à valorização da sabedoria popular gerada a partir da relação do ser humano e seu meio.

Aproveitando a riqueza natural do entorno do museu, as atividades serão planejadas tendo como foco o bambu, pela diversidade de espécies encontradas no Parque da Cidade e pela relevância dessa matéria-prima para a cultura popular.

As atividades terão 1h30 de duração e serão realizadas de terça a sexta-feira em quatro períodos: das 9h às 10h30; 10h30 às 12h; 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h. Os alunos de educação infantil participarão nos três primeiros dias (23, 24 e 25) e os do ensino fundamental nos dias seguintes.

Conhecendo o circuito

No próximo dia 17, os professores que forem acompanhar os alunos durante a programação terão oportunidade de debater o conteúdo do tema proposto e conhecer de perto todo o circuito de atividades. “Nossa intenção é oferecer subsídios para que tanto os alunos como os professores aproveitem ao máximo as atividades que vamos oferecer”, enfatiza a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia.

As atividades do Mês do Folclore são uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) por meio do Museu do Folclore de São José dos Campos, com gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).