fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Governador de São Paulo homenageia atletas olímpicos

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quinta-feira, 25, atletas que participaram com destaque dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para homenageá-los com a Medalha de Mérito Esportivo do Estado de São Paulo.

“A Medalha do Mérito Esportivo é a maior homenagem que o povo de São Paulo, de maneira singela, simples, mas com enorme orgulho, presta aos seus atletas.

Uma justíssima homenagem aos nossos medalhistas e àqueles que não foram medalhistas, mas participaram, dando o melhor de si, nesta grande Olimpíada que fez tão bem ao Brasil. Reafirmamos nosso compromisso com o esporte através do nosso Bolsa Talento, da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e do Centro de Formação de Excelência”, disse o governador.

Estiveram presentes os medalhistas Arthur Nory, bronze na Ginástica Artística; Gabriel Barbosa (Gabigol), Thiago Maia e José Carlos Cracco Neto (Zeca), ouro no Futebol; Maicon de Andrade Siqueira, bronze no Taekwondo; Poliana Okimoto, bronze na Maratona Aquática; Sérgio Dutra dos Santos (Serginho), ouro no Vôlei, entre outros esportistas que representaram o país na maior competição esportiva do planeta.

Além dos atletas, os técnicos Cristiano Albino, da Ginástica Artística; Ricardo Cintra, da Maratona Aquática; Eduardo Alba, do Pólo Aquático Masculino e Cláudio Roberto Castilho, do Atletismo Masculino, também receberam a honraria do governador, diferentemente do que ocorre na Olimpíada, quando apenas o esportista recebe as medalhas.

“O Brasil demonstrou que tem alto potencial esportivo. Cabe a nós, gestores, oferecer oportunidades por meio de programas, ações e estrutura adequada, visando muito mais que medalhas, sobretudo a formação de cidadãos que, por meio do esporte, transformem suas vidas e o ambiente em que vivem”, disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Paulo Maiurino.

São Paulo é o Estado com mais esportistas na Olimpíada

Dos 456 atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, 156 eram paulistas. São Paulo é o Estado com maior número de representantes em modalidades olímpicas.

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) investe no capital humano dos atletas paulistas e com isso contribui para o desenvolvimento do desporto brasileiro. A SELJ apoia tanto atletas em formação, por meio dos programas Bolsa Talento Esportivo e Formação Esportiva, como atletas de alto rendimento, em Centros de Excelência.

Centros de Excelência e Formação Esportiva

O programa Centro de Excelência disponibiliza locais para treinamento de atletas de alto rendimento, numa parceria entre a SELJ e federações responsáveis por cada modalidade esportiva. Em 2015, foram criados os Centros de Formação Esportiva, onde atletas iniciantes têm à disposição treinadores, médicos e a estrutura necessária para prática esportiva. O investimento feito nesses programas, entre 2015 e 2016, totaliza mais de R$ 20 milhões.

O Centro de Excelência de Natação, por exemplo, é administrado pela Federação Aquática Paulista, atende 120 usuários e está instalado no Complexo Aquático do Ibirapuera. Outra parceria em curso, atualmente, é com o Centro de Formação de Boxe, instalado no município de Itanhaém, que atende 184 crianças e jovens. O projeto é desenvolvido pela Federação de Boxe do Estado de São Paulo.

Vale citar também o convênio estabelecido com a Associação Brasileira dos profissionais de Educação Física e Esporte para manutenção do Centro Esportivo Comunitário “Etec na comunidade”, localizado na região do Parque Novo Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo