fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

João do Pulo é lembrado no trajeto da Tocha Olímpica em Taubaté

Pulinho, filho do consagrado João do Pulo, carrega a Tocha Olímpica pelas ruas de Taubaté. (Foto: Divulgação)
Pulinho, filho do consagrado João do Pulo, carrega a Tocha Olímpica pelas ruas de Taubaté. (Foto: Divulgação)

Maior representante do Vale do Paraíba em conquistas olímpicas, o recordista do Salto Triplo, João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, natural de Pindamonhangaba, foi lembrado e homenageado com a passagem da Tocha Olímpica pela ruas de Taubaté, na manhã desta quarta-feira, dia 27 de julho.

E para representar o atleta consagrado, nada melhor do que seu próprio filho, Emmanuel Carrupt Oliveira, o “Pulinho”, como é conhecido, para carregar a Tocha Olímpica, o mais importante símbolo das olimpíadas, que será oficialmente aberta no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro.

E, para completar, neste dia 27 de julho, há 40 anos, João Pulo conquistava sua primeira medalha olímpica, de bronze, em Montreal, no Canadá.

A carreira de João do Pulo:
Em 1973, treinado pelo então professor da USP Pedro Henrique de Toledo, o Pedrão, quebrou o recorde mundial junior de salto triplo no Campeonato Sul-Americano de Atletismo com a marca de 14,75 m.

Em 1975, já como atleta adulto nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, o cabo do Exército Brasileiro conquistou a medalha de ouro no salto em distância com a marca de 8,19 m e, em 15 de outubro, também a medalha de ouro no salto triplo, com a incrível marca de 20,00, quebrando o recorde mundial desta modalidade em 45 cm, e que pertencia ao soviético Viktor Saneyev.

Era o favorito à medalha de ouro no salto triplo nos Olimpíada de Montreal mas, convalescendo de uma cirurgia na barriga, saltou apenas 16,90 m e foi por Saneyev (17,29 m) e pelo norte-americano James Butts (17,18 m), ficando com a medalha de bronze. Além disso, foi quarto colocado no salto em distância.

Nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico, tornou-se bicampeão tanto do salto triplo como do salto em distância, acumulando um tetracampeonato panamericano em duas provas. Neste último, derrotou ninguém menos que o futuro tetracampeão olímpico da prova, Carl Lewis.

Títulos mundiais de João do Pulo:
Em contraponto à falta de sorte em Olimpíadas, na era pré-Campeonato Mundial de Atletismo João do Pulo foi tricampeão mundial do salto triplo em 1977 (em Düsseldorf), 1979 (em Montreal) e 1981 (em Roma), com 17,37 m, vencendo Jaak Uudmae, um ano depois dos Jogos Olímpicos, e o futuro recordista mundial Willie Banks, dos Estados Unidos).

Porta-bandeira do Brasil no desfile de abertura em Montreal 1976 e em Moscou 1980, João foi o principal ídolo do esporte dito amador brasileiro entre 1975 e 1981.

Neste dia 27 de julho, comemora-se 40 anos da conquista da medalha de Bronze, em Montreal, Canadá. (Foto: Divulgação/Facebook)
Neste dia 27 de julho, comemora-se 40 anos da conquista da medalha de Bronze, em Montreal,
Canadá. (Foto: Divulgação/Facebook)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo