fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Festival na Fazenda Nova Gokula comemora 50 anos da ISKCON

O evento ocorrerá nos dias 29 a 31 de julho na Fazenda Nova Gokula. (Foto: PortalR3)
O evento ocorrerá nos dias 29 a 31 de julho na Fazenda Nova Gokula. (Foto: PortalR3)

Em comemoração ao Jubileu da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON), a ISKCON Nova Gokula, m Pindamonhangaba,  promoverá o Festival ISKCON 50, de 29 a 31 de julho de 2016. O evento vai homenagear Sua Santidade Hridayananda Das Goswami, o idealizador do Projeto Nova Gokula, atualmente liderado por Rama Putra Das, Sesha Lila Das e Vijaya Marga Das. Hridayananda Das Goswami também foi o responsável pela instalação oficial da ISKCON na América do Sul, onde iniciou vários discípulos.

A programação do festival conta com palestras, apresentações artísticas, rituais sagrados e gastronomia vegetariana. Entre as atrações principais estão Chandramukha Swami e sua Krishna Bandhu, além da apresentação de Kamalaksi Rupini, dançarina de Bharatanatyan, dança tradicional indiana.

O HOMENAGEADO
Hridayananda Das Goswami distingue-se, como Professor Doutor Howard J. Resnick, em estudos sobre a antiga tradição bhakti-yoga da Índia. Nos últimos quarenta anos, ele tem escrito e ensinado por todo o mundo. Mais notavelmente, ele é o primeiro ocidental na história a traduzir e comentar com sucesso o canônico Bhagavata-Purana conforme a tradição.

Na Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON), o Professor Doutor Howard J. Resnick é conhecido como Hridayananda das Goswami um dos líderes espirituais mais antigos e respeitados da instituição. Na vanguarda do diálogo religioso contemporâneo, ele se destaca por sua proposta de apresentar a sabedoria da antiga filosofia védica, ou indiana, contextualizada para o público ocidental.

AS ATRAÇÕES
Maharaja Chandramukcha divide seu tempo entre a publicação de livros e artigos, mídias eletrônicas na internet, como o SatSanga Virtual e o método “Lapidar”, formando mais de 70 grupos em todo Brasil. Em suas viagens, confere palestras e participa de eventos ligados a espiritualidade.

mantra#SimplesmenteBhakti, seu mais recente projeto, é um empolgante show de mantras. O espetáculo oferece filosofia, dança clássica indiana e mantras em estilos variados, incluindo sucessos conhecidos do público como Bhaja Sri Krishna e Madana Mohana, Vai do reggae ao xote, Om Namo Bhagavate/Menina Radha, dentre outras composições, com a transversalidade Brasil x Índia. A banda Krishna Bandhu é formada por músicos versáteis, que dominam instrumentos típicos da índia, violão e baixo.

Uma das maiores atrações é apresentação da dançarina professora de Bharatanatyam, Kamalaksi Rupini. Com formação na Índia e nos EUA, Kamalaksi Rupini dança Bharatanatyam há mais de 10 anos. Aprendeu a arte dançar Bharatanatyam com os gurus B. Bhanumati, Shivagami Vanka e Mithun Shyam e tem ministrado aulas por todo o Brasil, além de se apresentar em diversos festivais, templos hindus e em outras ocasiões no país e no exterior, inclusive nos mais importantes festivais da Índia.Bharatanatyam é uma dança clássica originalmente realizada no interior dos templos, pelas devi dasis. Ainda hoje mantém seu aspecto sagrado, junto também com o aspecto estético e de entretenimento da dança.

50 ANOS DO MOVIMENTO HARE KRISHNA NO OCIDENTE
Desde março de 2015, festejos comemoram o Jubileu de Ouro em 2016 da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON), popularmente conhecida como Movimento Hare Krishna. As festas, ou festivais, como chamam os membros da ISKCON, começaram com a celebração do nascimento do precursor do Movimento para a Consciência de Krishna, Chaitanya Mahaprabhu, há 500 anos na Índia. Até o final de 2016, as comemorações prosseguem em todas as sedes da instituição espalhadas pelos sete continentes.

A chagada do Movimento para a Consciência de Krishna no Ocidente deve-se a um senhor de 70 anos, que na década de 60 do século passado, desembarcou nos Estados Unidos da América do navio Jalahduta. No qual embarcou na Índia e, durante a viagem, sofreu dois enfartos. Ao chegar na América, ele portava em dinheiro o correspondente a seis dólares, num ambiente para ele inóspito, e sem amigos ou familiares que o recebessem. Seu nome Abay Charanaravinda Bhaktivedanta Swami Prabhupada, mais tarde denominado Srila Prabhupada por seus seguidores.

festivalEm 11 de julho de 1966, A. C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada registrou oficialmente a ISKCON, em Nova York, que introduziu o Movimento Hare Krishna na América. Ele faleceu em 1977, e a ISKCON é hoje uma confederação mundial de mais de 400 templos, 100 restaurantes vegetarianos e uma grande variedade de projetos comunitários.

A ISKCON pertence à Gaudiya-Vaishnava Sampradaya, uma tradição monoteísta da ampla cultura hinduísta. Baseia-se de maneira escritural no Bhagavad-gita, ou Canção de Deus, texto com 5 mil anos, em Sânscrito. Sua linhagem se origina diretamente do Senhor Krishna, o orador do Bhagavad-gita, reverenciado como a Suprema Personalidade de Deus. Seus estudos filosóficos seguem os ensinamentos do Senhor Chaitanya Mahaprabhu, que enfatizou o entoar do mantra Hare Krishna como o meio mais eficaz de alcançar a auto realização e o amor por Deus nesta era. Como missão não sectária, este movimento monoteísta se propõe a desenvolver o bem-estar da sociedade, promovendo a ciência da Consciência de Krishna.

A filosofia da ISKCON baseia-se em antigos textos védicos, que incluem Bhagavad-gita, Srimad Bhagavatam e Caitanya-Charitamrita. Estudo dessas escrituras ocorre em templos da ISKCON diariamente, e narrações especiais ou palestras muitas vezes fazem parte de encontros comunitários semanais e festivais. Para a ISKCON, o objetivo da vida é desenvolver o amor por Deus. Este se realiza por meio da prática de bhakti-yoga, ou serviço devocional. Este sistema antigo de Yoga ensina a arte de se espiritualizar todas as atividades humanas. Para alcançar efetivamente a consciência de Krishna, os membros cantam e meditam sobre os santos nomes do Senhor Krishna: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare; Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

A ISKCON tem mais de um milhão de membros em todo o mundo. Enquanto alguns vivem em templos e ashrams (monastérios), como monges e monjas, a maioria dos devotos Hare Krishna vive, trabalha e vai à escola, como todas as pessoas na sociedade em geral. Praticam Consciência de Krishna em suas casas e frequentam os templos regularmente. A participação na ISKCON é aberta a qualquer pessoa, independentemente de raça, religião, gênero, etnia, ou qualquer outro fator.

NOVA GOKULA – SANTUÁRIO ECOLÓGICO E ESPIRITUAL
premaA fazenda Nova Gokula (www.novagokula.com.br), com pouco mais de 30 anos de existência, combina a beleza natural das montanhas da Serra da Mantiqueira com a tradição Vaishnava da Índia milenar védica. Situa-se em área de preservação ambiental no Vale do Rio Paraíba do Sul. No circuito turístico entre as capitais São Paulo e Rio de Janeiro, recebe visitantes de toda parte do Brasil e do mundo.

Além do Templo de Radha-Gokulananda, construído em estilo arquitetônico védico, a comunidade dispõe de várias atrações. Entre elas, destacam-se caminhada ecológica, arborismo, tirolesa e pontos de banho no Rio Yamuna, que corta a fazenda, ornado por jardins e admirável fauna e flora silvestres.

Hospedagens aconchegantes ficam por conta das pousadas da fazenda, cujas reservas são feitas no site www.novagokula.com.br, ou pelo e-mail [email protected]. E, para quem prefere acomodações mais próximas do cenário campestre das montanhas, a opção é o Camping Balarama. No Bistrô da Recepção, no Restaurante Govinda, na Lanchonete Jagannatha e no Quiosque da Eka, saboreiam-se pizzas e refeições com iguarias do cardápio lacto-vegetariano.

Para quem busca refúgio e equilíbrio, Nova Gokula oferece retiro espiritual em ambiente monástico, com programas no templo e meditação com mantras, além de atendimentos de Terapias Ayurvédicas e Astrologia Védica, cursos, semanas de terapia intensiva e prática de Hata-Yoga. Vale à pena conhecer este paraíso espiritual.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
30/07 – Sábado
Programação do Templo:
4:15h – Mangala arati + Tulasi puja + Japa;
7:30h – Govinda + Guru Puja;
8h – Palestra com Purushatraya Swami;

10h – Cerimônia de Abertura do Festival Nacional ISKCON 50:
– Acolhida – Sala do templo com Vijaya Marga das – Representando a
Diretoria de Nova Gokula;
– Apresentação do Departamento de Comunicação da ISCKON Brasil
com Vana Vihari dd;
– Reflexão 50 anos da ISCKON com Sri Damodara dd
Programa – Vozes da Memoria;
– História da ISKCON no mundo, apresentação de imagens e vídeos com
Parangati Maharaja;
– Fundador Acharya – vida e obra de Srila Prabhupada com Paravyoma Dasa.
– História da ISKCON no Brasil : Lokasaksi Dasa;
11h – Agni Hotra para reinauguração do Samadhi de Srila Prabhupada e
inauguração do Santuário de Tulasi devi;
13h – Banquete de confraternização;
16h – Palestra na Sala do Templo: com HD Goswami – via internet;
17h – Bhajans;
18h – Arati;
18:30h – Cerimônia de condecorações e homenagens em reconhecimento aos
serviços prestados por devotos para estabelecimento e manutenção da ISKCON no Brasil –
Homenageado especial: HD Goswami;
19:30h – “Prema Bhakti” – espetáculo de dança Bharatanatyam com Kamalaksi Rupini e alunos;
20:45h – “#Simplesmente Bhakti” – Concerto de mantras com Chandramukha Swami
e Krishna Bandhu;

Programação extra do sábado – 30 de julho:
9h e 11h – Palestra sobre “Literatura ‘in loco’”, que aborda as vantagens do professor
que lança uma visão crítica sobre os textos infantis que lhe chegam e
passa, com propriedade, a produzir Literatura para seus alunos.
Estarão disponíveis exemplares do infantil “Os Seis Pulos do Gato Nuno ou
Aventuras de Crescer” e do romance “As Cinzas da Manhã”, ambos de autoria
de Shri Damodara (Eva Andrade)
Sobre a autora: discípula de Hridayananda Maharaj (Ph.D em Sânscrito e Estudos indianos pela Universidade de Harvard). Formada em Letras, especialista em
Literatura e graduanda em Pedagogia. Lecionou na rede escolar SESI-SP e atualmente se dedica à produção de novos trabalhos literários.
Para maiores informações 12 99670-0991 (whatsapp) ou [email protected];
17h – Recital de poesia e Lançamento literário – na Livraria e Bistrô
Nova Gokula – lançamento do livro “As Cinzas da Manhã”
Horário: 9 horas às 11 horas
Local: Casa Amarela

31/07 – Domingo
Programação do Templo:
4:15h – Mangala arati + Tulasi puja + Japa;
7:30h – Govinda + Guru Puja;
8h – Palestra com: Kesava Swami e Paramgati Maharaja;
10h – Palestra: “Projeto Lapidar” com Chandramukha Swami;
14h – Premiação da maratona de distribuição de livros;
16h – Encerramento do evento com kirtana e festa com maha bolo de
aniversário dos 50 anos;
17:30h – Apresentações artísticas: dança, teatro e bhajans.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo