fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Coro da Osesp abre concertos de aniversário dos 311 anos de Pinda

Coro da Osesp durante apresentação, também na Igreja Matriz, em 2015. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Coro da Osesp durante apresentação, também na Igreja Matriz, em 2015. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A centenária Igreja Matriz de Pindamonhangaba receberá quatro concertos comemorativos aos 311 anos de emancipação político-administrativo da Princesa do Norte.

A primeira atração da série será com o Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), que chega à cidade por meio do Projeto Osesp Itinerante, que visa a difusão cultural e a democratização da música clássica.

Em Pindamonhangaba, o coro será regido por Marcos Thadeu e apresentação acontecerá  na sexta-feira, dia 8 de julho, à partir das 20 horas, com entrada gratuita.

No repertório, obras de Josef Rheinberger (Três Canções Sacras, Op.69); Alberto Grau (Confiemini Domini); Ronaldo Miranda (Regina Coeli); Roberto Caamaño (Salmo 114, Op. 10); Rodolfo Halffter (Três Epitáfios); Miguel Letelier (Arbolé, Arbolé); Guido López-Gavilán (El Guayaboso) e de Francisco Mignone (Congada e Cateretê), dentre outras. Poderá haver alterações.

Abaixo, reportagem sobre apresentação da Osesp na Igreja Matriz em 2015

OUTROS CONCERTOS

Christian Grosselfinger – 13 julho
Dando prosseguimento ao calendário de concertos, no dia 13 de julho, também com início às 20 horas, será a vez do violoncelista Christian Grosselfinger, se apresentar. Christian é reconhecido como o violoncellista brasileiro mais promissor pela FNAC – Lisboa. Estudou violoncello em Lisboa – Portugal, Karsruhe na Alemanha, Viena na Austria e em Sion na Suiça.

Atuou em diversas orquestras pelo mundo, como a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, no Rio de Janeiro, Volkshochschule em Karsruhe, Acadêmica da Metropolitana em Lisboa, Kunstdarstelend em Viena, onde ingressou na Orquestra Pró-Arte e atuou também na Orquestra da Universidade de Viena, Darstellende Kunst. Com tantas qualidades, a promessa é de mais um grande espetáculo musical abrilhantado pela acústica e decoração singular da Igreja Matriz.

Coral e Orquestra da Basílica de Aparecida – 15 julho
O coral e a orquestra fazem parte do Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional (PEMSA). O projeto de cunho social é formado por maestros, professores e monitores e profissionais da área de música, acolhe anualmente cerca de 500 crianças e jovens que desejam aprender a arte da música teórica e prática, seja através de instrumentos musicais ou do canto-coral.

O coral já esteve outras vezes na Matriz, como em um concerto de Natal em 2013. Veja, abaixo, a reportagem daquela apresentação.

Corporação Musical Euterpe – 20 de julho
A série com concertos comemorativos aos 311 anos de Pindamonhangaba não poderia ser encerrado de melhor maneira. Dispensando apresentações e comentários, a centenária Corporação Musical Euterpe fará seu concerto no dia 20.

Regida pelo maestro Marcos Roberto, a banda considerada uma das mais antigas do Brasil em atividade, sempre emociona o público com sua apresentação impecável.

O PortalR3 conferiu um dos ensaios da banda, recentemente, e descobriu que haverá novidades para o concerto na Matriz. Uma delas, será um arranjo com músicas do cantor Roberto Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo