fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá promove palestra sobre Ozonioterapia

fff
Mais de 200 pessoas compareceram ao evento. (Foto: Divulgação/PMC)

No último sábado, dia 2, funcionários da Secretaria de Saúde de Caraguá participaram de palestra sobre Ozonioterapia, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira. Mais de 200 pessoas compareceram ao evento.

A palestra foi ministrada pelas médicas Maria Emília Gadelha Serra,diretora-presidente da Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ) e Sandra Regina Alves Gianini, com experiência nesta prática em Cuba.

O evento contou com a presença do prefeito Antonio Carlos, do vice-prefeito, Antonio Carlos Junior e de secretários municipais.

De acordo com a definição da ABOZ, a ozonioterapia é uma prática que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração,  com finalidade terapêutica.  O profissional habilitado determina a dose adequada e a via de aplicação de acordo com a indicação e as condições do paciente.

Gadelha falou sobre a viabilização deste trabalho em Caraguá, por meio de um projeto científico junto ao Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (CTIS) após aprovação do Conselho de Ética em Pesquisa.

“A ozonioterapia é indicada para diversas doenças: melhora da função dos rins, da tireóide, infecções, patologias vasculares, modulação imunológica e inflamatória. Em Caraguá, o trabalho será voltado a fins científicos em estudos que serão realizados em pés de pacientes diabéticos”, afirmou a médica.

Cuba – Segundo Gianini, Cuba iniciou a ozonioterapia em 1985 e hoje conta com 39 centros clínicos voltados à técnica e é o maior centro de pesquisas do mundo. Todos os hospitais do país e emergências utilizam ozônio com base na Resolução Ministerial 261/2009 do Ministério da Saúde cubano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo