fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Lorena recebe ópera “La Traviata” no Dia dos Namorados

Na ópera, Violetta Valèry, uma cortesã parisiense, apaixona-se por Alfredo e deixa tudo indo morar com ele no interior. (Foto: Divulgação)
Na ópera, Violetta Valèry, uma cortesã parisiense, apaixona-se por Alfredo e deixa tudo indo morar com ele no interior. (Foto: Divulgação)

Trata-se de uma ação do Programa Ópera Curta, da Secretaria de Estado da Cultura, com única apresentação, gratuita, em 12 de junho (domingo), às 20h, no Teatro Teresa D’Ávila, em Lorena.

No espetáculo, amor e preconceito, temas permanentes ainda hoje, andam juntos. Ele foi construído tendo como referência a novela A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho e a ópera La Traviata, do compositor italiano Giuseppe Verdi e do libretista Francesco Maria Piave.

Na ópera, Violetta Valèry, uma cortesã parisiense, apaixona-se por Alfredo e deixa tudo indo morar com ele no interior. O pai do jovem, Giorgio Germont, a convence a abandoná-lo para preservar a honra de sua família e, com isto, garantir um bom casamento para a irmã de Alfredo.

O casal se separa e, ao final, consumida pela tuberculose, Violetta morre nos braços de Alfredo recém retornado a Paris. “Com estes elementos, criou-se um espetáculo que conta esta história, preservando as principais árias e duetos da ópera, os detalhes da novela original e um pouco da imaginação do autor”.

O diretor do espetáculo, cenógrafo e autor do texto, Cleber Papa, explica que a ideia é oferecer à plateia uma visão objetiva das relações entre os personagens.

“Buscamos provocar nos expectadores a reflexão a respeito dos seus próprios sentimentos e a maneira complexa como a prostituição é vista ainda hoje, sem perder de vista, é claro, o objetivo de contar a história da ópera”. Um quinteto de cordas executa a música ao vivo.

Ficha Técnica

Direção, Dramaturgia e cenografia – Cleber Papa

Direção musical e arranjos – Luís Gustavo Petri

Direção artística de produção – Rosana Caramaschi

Concepção: Cleber Papa e Rosana Caramaschi

Violetta Valéry –Taís Bandeira/ Manuela Freua

Alfredo Germont – Gilberto Chaves / Caio Duran

Georges Germont – Pepes do Valle

Pintor – José Maria Cardoso

Design de Luz – Joyce Drummond

Legendas – Marina Gimenez

Músicos –  Ulisses Nicolai (Violino 1), Ricardo Sanzine (Violino 2),Margareth Yahagi (Viola), Rossana Nicolai (Cello), Pedro Macedo (Baixo)

Bailarino – Mário Talarico

Serviço:  La Traviata – a ópera contada e cantada

Data: 12 de junho (domingo)

Horário: 20h

Local: Teatro Teresa D´Avila, avenida Dr. Peixoto de Castro, 539 (12) 3153-1518.

Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo