fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cine Teatro Benedito Alves da Silva será reaberto em São José

A revitalização feita pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), começou em maio do ano passado. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
A revitalização feita pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), começou em maio do ano passado. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)

Após 17 anos fechado, um dos mais expressivos patrimônios históricos e culturais de São José dos Campos será reaberto. A entrega da obra do Cine Teatro Benedito Alves da Silva (Avenida São José, 935 – Centro) será realizada neste sábado (25), às 10h.

A revitalização feita pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), começou em maio do ano passado. Ela está inserida no projeto Novo Centro, que está requalificando e modernizando a região central de São José.

Na tarde desta quarta-feira (22), a poucos dias da reabertura, o prefeito visitou a obra com artistas, autoridades e estudantes de Assistência de Produção Cultural do Pronatec.

“Em todo o mundo se buscam alternativas para se utilizar mais os centros das cidades para que eles não fiquem ociosos durante a noite e aos fins de semana. Uma das formas que se tem de revitalizar o centro é criar atividades culturais e de lazer para que se possa atrair a população. É isso que estamos fazendo”, explicou o prefeito.

Durante esse processo de revitalização, o Cine Benedito Alves teve entre os elementos preservados a fachada externa, o ladrilho hidráulico do andar superior, a boca de cena e as colunas laterais. “É muito importante a cidade ter um patrimônio desses preservados na região central. Essa boa localização facilita o acesso de todos da cidade”, disse o assistente de produção Endrigo Bernardo, morador do bairro São Judas Tadeu.

O espaço cultural vai contar com aproximadamente 1.300 metros quadrados de área construída, auditório com capacidade para 270 pessoas, que será voltado a apresentações de espetáculos teatrais, de dança, shows musicais e para projeção de filmes. Além disso, o Cine Teatro terá a Galeria Volpi, para as artes visuais, além de área para café e outras atividades.

“O tempo que o Cine Teatro ficou fechado criou um vácuo na cidade, foi uma perda imensurável. Agora, depois de pronto, nós vamos ocupar esse espaço. Acho que vai ser muito bacana. Ele vai transformar a vida de muita gente”, comentou a escritora Zenilda Lua.

Preservado por lei municipal, o Cine Teatro Benedito Alves foi construído entre os anos de 1946 e 1950 por iniciativa da Paróquia São José, para ser inicialmente salão paroquial, destinado a festas beneficentes e de cunho religioso.

Ao se tornar Cine Teatro, foi chamado de Benedito Alves da Silva em homenagem ao seu construtor. O local foi utilizado para diversas atividades culturais, principalmente a apresentação de espetáculos teatrais, de dança e projeções cinematográficas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo