fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Bordados da vovó” é tema de oficina em São José

. Com 12 horas de duração, divididas em quatro aulas, as participantes, previamente matriculadas, aprenderão vários pontos, que podem fazer a diferença nos trabalhos artesanais. (Foto: Alessandra Jorge/PMSJC)
. Com 12 horas de duração, divididas em quatro aulas, as participantes, previamente matriculadas, aprenderão vários pontos, que podem fazer a diferença nos trabalhos artesanais. (Foto: Alessandra Jorge/PMSJC)

O Programa Qualifica São José promove nesta terça-feira (21), às 14h, a primeira aula da oficina “bordados da vovó”, em parceria com a Faculdade Bilac. Com 12 horas de duração, divididas em quatro aulas, as participantes, previamente matriculadas, aprenderão vários pontos, que podem fazer a diferença nos trabalhos artesanais.

Na sexta-feira (17), com a participação de 33 alunas, foi realizada a oficina “pano de prato com coração”, que ensinou a técnica de aplicação em tecido e o ponto caseado. A praticidade da técnica agradou a artesã Ana Paula Carvalho Martins, 30 anos, moradora do Bosque. “Eu já trabalho com artesanato. Mas, não conhecia essa técnica. O molde, eu vou usar em muitas coisas. Eu faço patchwork e vou aprimorar o meu trabalho”, disse.

Também artesã, Luiza Helena dos Santos, moradora do Morumbi, chegou a pensar em desistir no começo da oficina, mas venceu as dificuldades e comemorou mais um aprendizado. “Muito legal a oficina. Eu trabalho com pano de prato com bordado a mão. Eu achei difícil no início, quase desisti, mas persisti e terminei. Agora vou poder diversificar e aperfeiçoar minhas peças”, disse.

Sem saber costurar, a moradora do Putim Elisabete Mendes enfrentou o desafio da oficina e concluiu a peça. “Não sabia nem costurar. Fiz a oficina de porta maquiagem de coruja e agora estou fazendo caseado. Eu faço bordado ponto cruz, trabalhos em E.V.A e lembracinhas”, disse.

Qualifica São José

Desde a sua criação em 2013, o programa realizou 153 cursos nas áreas de serviços, turismo, comércio e indústria, todos realizados em parcerias com as instituições do Sistema S de ensino profissionalizante. Mais de 14 mil pessoas já passaram pelos cursos e outras atividades oferecidas.

Em 2016, já foram ofertados 32 cursos, com 801 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente.

O programa realizou ainda quatro treinamentos na área de hidráulica, com 400 vagas disponibilizadas e cinco oficinas de artesanato com 150 vagas. Outras informações sobre o programa na página da Secretaria de Relações do Trabalho, no site da Prefeitura.

Mais informações na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone 3923-5770.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo