fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Luiz recebe Feira de Apicultura Sustentável apoiada pela Fibria

A Associação de Apicultores de São Luiz do Paraitinga (Apistinga), que faz parte do Programa Colmeias, desenvolvido pela Fibria, realiza hoje (20/5) a 3ª Feira de Apicultura Sustentável no município.

O objetivo do evento é conscientizar a população sobre a importância das abelhas para o equilíbrio do ecossistema. Elas exercem uma função essencial na polinização e reprodução da flora, assim como na produção do mel, alimento rico em vitaminas e minerais.

Durante a feira, os visitantes terão a oportunidade de adquirir os produtos comercializados pela associação e contribuir para o desenvolvimento dessa atividade econômica, uma importante fonte de renda para aproximadamente 90 famílias no Vale do Paraíba, integrantes de oito associações, em sete municípios.

Desde 2014, o mel produzido por esses apicultores é fornecido para a Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, que distribui o alimento na merenda escolar para centenas de crianças da rede pública de ensino.

“É muito gratificante para a Fibria apoiar iniciativas desenvolvidas pela Apistinga, que integra o Programa Colmeias. A Feira de Apicultura Sustentável evidencia os bons resultados do programa. A associação e os apicultores estão conseguindo se organizar e melhorar a cada dia a comercialização de sua produção”, afirma Adriano Martins, consultor de Sustentabilidade da Fibria.

No local, os visitantes poderão conhecer outros aspectos sobre o manejo das abelhas, como as orientações de segurança para lidar com as colmeias. Haverá ainda uma exposição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) necessários para as atividades de apicultura, como macacão, luvas, botas e até repelentes.

A Feira de Apicultura Sustentável conta com a participação do Sebrae-SP, CEA (Centro de Estudos Apícolas da Unitau), Coapvale (Cooperativa Agropecuária do Vale do Paraíba) e CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) que, juntos, formam o Arranjo Produtivo Local em Apicultura Sustentável (APL), e demais associações de apicultura do Vale do Paraíba.

Sobre a APL

O Arranjo Produtivo Local em Apicultura Sustentável do Vale do Paraíba, por meio de seus integrantes e grupo gestor – CATI, CEA-Unitau, Coapvale, Fibria e Sebrae-SP – busca fortalecer a apicultura na região, transformando-a em um forte centro apícola paulista, tendo como premissas a legalização, produtividade, sustentabilidade, agregação de valor e acesso ao mercado (compras públicas/merenda escolar) aos apicultores e associações participantes.

Serviço:

3ª Feira de Apicultura Sustentável de São Luiz do Paraitinga

Data: 20 de maio

Horário: 9h às 17h

Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz, Centro

O evento é gratuito e aberto ao público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo