fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José inicia ações pela preservação de vidas no trânsito

Em um gesto de gentileza, em 2015 a equipe de educadores distribuiu rosas amarelas para os pedestres, ciclistas e motoristas. (Foto: Beto Faria/PMSJC)
Em um gesto de gentileza, em 2015 a equipe de educadores distribuiu rosas amarelas para os pedestres, ciclistas e motoristas. (Foto: Beto Faria/PMSJC)

Com o início de maio, são intensificadas as ações desenvolvidas pela Prefeitura para despertar a atenção da população sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito. As atividades fazem parte do movimento Maio Amarelo, uma iniciativa nacional de combate a acidentes e mortes no trânsito, da qual São José dos Campos participa desde 2014.

O destaque deste ano será a interação direta com quem está ingressando no universo do trânsito como motorista habilitado: os jovens do ensino médio (terceiro ano) e universitários.

Nesta segunda (2) e terça-feira (3 de maio), o setor de Educação de Trânsito promoverá em universidades da cidade o programa Papo Seguro, para conscientizar sobre a importância do respeito às leis de trânsito, quem está se preparando para tirar a carteira de habilitação ou a adquiriu recentemente.

Os encontros durarão aproximadamente 50 minutos e serão discutidos os perigos da mistura álcool e direção, a importância do cinto de segurança em qualquer posição no veículo, os riscos do uso de celular ao volante e a importância do comportamento seguro no trânsito. Cada apresentação contará com a participação de um especialista no assunto para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas sobre o tema, além de atrações musicais.

O objetivo é envolver os jovens, promovendo a interação com os convidados, além de permitir que as principais dúvidas e questões desse público possam ser debatidas de forma dinâmica. Em São José dos Campos, os números comprovam que a faixa etária dos 18 aos 29 anos representa quase 42% do total das vítimas de acidente no município.

Maio Amarelo
Além dos jovens, as ações vão contar com outro apoio muito especial para despertar a atenção sobre a segurança no trânsito. Filhos de funcionários da Secretaria de Transportes vão estar em campanhas espalhadas pela cidade para dar o recado sobre atitudes que fazem a diferença para prevenir acidentes.

Com o tema: “Trânsito não é brincadeira”, serão tratadas questões como velocidade, cinto de segurança, celular, seta e álcool e direção, que de acordo com as estatísticas são as principais causas de acidentes no município.

As ações do Maio Amarelo na cidade também vão incluir a iluminação de viadutos e prédios públicos, a distribuição de laços e rosas amarelas, operações da Lei Seca, blitze educativas, e a realização de palestras em empresas e escolas do município. O objetivo é envolver a população e conscientizar todos que mudanças de atitudes podem salvar vidas.

“É preciso envolver todos nessa campanha. A redução de acidentes em São José dos Campos é responsabilidade de cada um. Situações como excesso de velocidade estão entre as principais causas de mortes na cidade e que poderiam ser evitadas com ações simples”, disse o coordenador do Educatrânsito.

O Movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida – é nacional e foi criado para estimular uma interação entre o poder público e a sociedade civil, de modo que os acidentes de trânsito sejam tratados como uma epidemia e as pessoas adotem um comportamento mais seguro e responsável, preservando sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países com mais mortes em vias públicas. O Maio Amarelo reforça a necessidade de atingir a meta estipulada pela OMS com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”, poupando por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

Programação

Segunda-feira (2 de maio)
19h30
Abertura com Projeto #PapoSeguro na universidade UNIP
Terça-feira (3 de maio)
8h
Projeto #PapoSeguro na UNIP
Sábado (7 de maio)
Ação Maio Amarelo
Avenida Nove Julho x Rua Prudente Meireles de Morais (Parque Vicentina Aranha) abordagem, entrega de rosas amarelas e material educativo
De segunda-feira (9 de maio) até sábado (14 de maio)
Ação Programa Esquina Segura com abordagem com atores e entrega de mensagens educativas de trânsito e materiais educativos
Dia 11 de maio
9h30
Palestra sobre Segurança no Trânsito na Empresa ônibus Seans Peña
Dia 12 de maio
10h e 15h30
Palestra sobre Segurança no Trânsito na empresa de ônibus Maringá
Dias 16 e 17 de maio
Manhã e tarde
Palestra para crianças no Colégio Adventista (manhã e tarde)
Dia 17 de maio
Palestra sobre Segurança no Trânsito na Empresa Supergásbras
Dia 18 de maio
9h30
Palestra sobre Segurança no Trânsito na Empresa ônibus Seans Peña
13h30
Palestra para crianças na Escola Estadual Olímpio Catão
Dia 19 de maio
15h30
Palestra sobre Segurança no Trânsito na Empresa ônibus Seans Peña
Dia 24 de maio
9h30
Palestra sobre Segurança no Trânsito na Empresa ônibus Seans Peña
Dia 25 de maio
15h30
Palestra sobre Segurança no Trânsito na Empresa ônibus Seans Peña

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo