fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Festival Internacional de Teatro de Sombras é atração em Taubaté

O festival contará com grupos da Macedônia, Espanha, Argentina, Grécia e Brasil e irá mostrar diversidade poética e onírica. (Foto: Divulgação/PMT)
O festival contará com grupos da Macedônia, Espanha, Argentina, Grécia e Brasil e irá mostrar diversidade poética e onírica. (Foto: Divulgação/PMT)

A 3ª edição do Festival Internacional de Teatro de Sombras, realizado Prefeitura de Taubaté  por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, traz uma programação gratuita para todas as idades até a próxima sexta-feira, dia 06 de maio. O evento, que teve início no sábado, 30 de abril, tem a produção da Cia Quase Cinema.

O festival contará com grupos da Macedônia, Espanha, Argentina, Grécia e Brasil e irá mostrar diversidade poética e onírica (aquilo que se refere aos sonhos) das sombras dos diversos grupos citados.

Cada apresentação mostra particularidades da dramaturgia de cada lugar e também quanto ao formato, materiais, bonecos, suportes e equipamentos.

“Essas companhias passaram pelo terror da guerra e enfrentaram crises econômicas e políticas profundas em seus territórios. Eles encontraram uma forma de colaborar na solução dos conflitos fazendo voluntariamente apresentações de teatro para as crianças nos campos de refugiados” afirma Ronaldo Robles, diretor e fundador da Cia Quase Cinema.

Programação:

Dia 3 (terça-feira

Espetáculo: 2062 (Madri / Espanha)

Local: Teatro Ema Maestro Fego Camargo

Horário: 19h30 / classificação livre

Sinopse: “2062” é um espetáculo multidisciplinar, empregando técnicas cênicas, multimídia, ilustração, animação por computador, teatro de sombras e teatro de objeto para criar uma obra cênica e cinematográfica em tempo real. Em termos de conteúdo, eles afirmam que estão comprometidos com as questões sociais e políticas, onde atualidade é o autêntico protagonista. Fronteiras, muros, novas migrações e as mais recentes mudanças geopolíticas e econômicas são os ingredientes com os quais construíram um mundo para falar sobre hoje e a sociedade.

Dia 4 (quarta-feira)

Espetáculo: Muito Mais Vida Severina (Taubaté / São Paulo)

Local: Biblioteca Municipal

Horário: 19h30 / classificação livre

Sinopse: “Muito Mais Vida Severina” espetáculo/intervenção urbana que ocupa espaços ociosos para pintar suas paredes com luz e sombras. Trabalho híbrido, que nasceu nas artes cênicas e dialoga com a arquitetura, cinema,  dança, desempenho e artes plásticas. Utilizam a cidade como parte da obra e os prédios como cenário.

A criação da Cia Quase Cinema é inspirada na obra “Morte e Vida Severina”, de João Cabral do Melo Neto, cuja narrativa versa sobre o homem do campo que parte em busca de uma vida melhor na cidade e se transforma ao habitar o espaço urbano. Aqui as sombras remetem ao primitivo, às memorias da infância e fazem emergir lembranças de momentos bucólicos vividos no campo.

Dia 5 (quinta-feira)

Espetáculo:  Memento Mori – Um Ensaio para a Morte (São Paulo / SP)

Local: Teatro Ema Maestro Fego Camargo

Horário:  19h30 / classificação livre

Sinopse:  O Memento Mori é a lembrança da morte. A terrível consciência da finitude que nos define como espécie. Dos sussurros dessa voz nas trevas nasce a ficção de horror como a conhecemos: ensaios para a morte. A Companhia da Sombra vem abraçar essa iconografia do horror gótico do séc. XIX, apostando na estética do teatro de sombras como uma espécie de “lar natural” para essa antiga voz que nos sussurra dos lugares escuros.

Atividades paralelas

Proncovô – Território das Artes

Residência / Workshop / Seminário

Residência artística com Federica Ferrari (Itália / Teatro Gioco Vita)

De 3 a 06 de maio – das 9h às 17h – Casarão das Sombras

Endereços Taubaté/SP:

Escola Municipal de Artes Maestro Fego Camargo: Av. Tiradentes, 202 – Centro

Biblioteca Municipal: Parque Dr. Barbosa de Oliveira – Centro

Casarão das Sombras: Avenida Monteiro Lobato, 460 – Chácara do Visconde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo