fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Bachiana de João Carlos Martins toca no aniversário de São José

Bachiana Filarmônica Sesi-SP é uma das maiores orquestras da iniciativa privada no Brasil. Mantida pelo Serviço Social da Indústria. (Foto: Divulgação)
Bachiana Filarmônica Sesi-SP é uma das maiores orquestras da iniciativa privada no Brasil. Mantida pelo Serviço Social da Indústria. (Foto: Divulgação)
A Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi, sob a regência de João Carlos Martins, se apresentará no Parque da Cidade Roberto Burle Marx no dia 27 de julho, quando São José dos Campos completa 249 anos. O concerto, que seria no dia 15 de maio, teve a data transferida para integrar as comemorações de aniversário do município, juntamente com os 20 anos do Parque da Cidade.

O local da apresentação foi mantido. A orquestra tocará em um palco nos Jardins da Residência Olivo Gomes, às 11h. No repertório, estarão composições clássicas de Beethoven, Mozart, Gluck, Hadjidakis e Theodorakis.

O concerto marca o encontro da música clássica com as obras do arquiteto Rino Levi e os Jardins de Roberto Burle Marx, promovendo uma homenagem aos mestres que contribuíram para a cultura brasileira, além de prestigiar o principal espaço público destinado ao lazer, à memória, à cultura e à preservação ambiental em São José dos Campos.

Bachiana Filarmônica Sesi-SP é uma das maiores orquestras da iniciativa privada no Brasil. Mantida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) desde 2010, a orquestra tem como missão a educação musical e a inclusão cultural por meio da difusão da música erudita para todos os públicos, sob a direção artística e regência de João Carlos Martins.

Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, o maestro João Carlos Martins atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão pela música para a regência. Após mais de 60 anos de carreira, ainda hoje emociona o público quando volta ao piano em participações especiais.

Parque da Cidade

O Parque da Cidade Roberto Burle Marx foi criado em 1996 em área da antiga Tecelagem Parahyba, com aproximadamente 1 milhão de metros quadrados. São mais de 40 pontos de visitação como os galpões industriais, a Casa do Café, as alamedas de palmeiras imperiais, o anfiteatro ao ar livre, os extensos gramados, os lagos e, principalmente, os Jardins de Burle Marx.

A internacionalmente famosa Residência Olivo Gomes foi construída entre 1949 e 1951, com projeto do arquiteto Rino Levi. A construção é um ícone do modernismo brasileiro e vem recebendo obras de revitalização, que fazem parte de um pacote de melhorias realizadas pela Prefeitura de São José dos Campos no Parque da Cidade.

Tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural), o Parque da Cidade tem a Residência Olivo Gomes e os Jardins de Roberto Burle Marx protegidos pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo