fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José realiza operação de replantio no Novo Centro

O ipê-roxo entre a Rua Rui Dória e a Avenida São José vai ser integrado à paisagem do Parque Boa Vista, na região norte da cidade. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)
O ipê-roxo entre a Rua Rui Dória e a Avenida São José vai ser integrado à paisagem do Parque Boa Vista, na região norte da cidade. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)

A operação de replantio de um ipê-roxo localizado no canteiro que divide a Rua Rui Dória e a Avenida São José, na região central, será realizada neste domingo (24), a partir das 8h30.

A espécie, que tem entre 60 e 80 anos de idade, vai passar a compor o paisagismo do Parque Boa Vista, em fase final de construção na zona norte da cidade.

Para garantir a sobrevivência da áNrvore, a Prefeitura contratou uma empresa especializada nesse tipo de procedimento, conhecido tecnicamente como transplante. Os trabalhos começaram na última segunda-feira (18), com serviços de poda para diminuir o peso da copa e com um tratamento de proteção da raiz.

O engenheiro ambiental e chefe da Divisão de Áreas Verdes da Prefeitura, Carlos Trunkl, explicou que foi aberto um buraco com aproximadamente dois metros de profundidade e dois de diâmetro para pegar toda a ancoragem e o sistema radicular. “Esse espaço recebeu uma solução de água, adubo e hormônio vegetal para garantir o fortalecimento do ipê.”

A mistura orgânica precisa agir durante sete dias, prazo que termina no domingo, quando será realizada a operação de replantio. A árvore será retirada com um caminhão munck e transportada até o Parque Boa Vista

Na mesma região, foi identificada a necessidade de supressão de cinco árvores da espécie triplaris, que apresentam patologias e estão tomadas por cupins. A compensação será feita com o plantio de 45 ipês na região central.

Interdição

Os serviços para a retirada do ipê vão demandar a interdição das faixas de rolamento da Avenida São José até o trecho próximo à Rua Rubião Júnior, das 8h ao meio-dia. Neste período o trânsito da Via Norte e da Rua Rui Barbosa será desviado para a Avenida Sebastião Gualberto, seguindo pelas ruas Mário Galvão, Vilaça, Francisco Paes, retornando então a Avenida São José pela Travessa Francisco Almada.

Agentes de trânsito estarão nos pontos de intervenção e em cruzamentos para orientar os motoristas e auxiliar na fluidez do tráfego.

Obras

A região central de São José está sendo modernizada pela Prefeitura por meio do projeto Novo Centro. Diversos pontos de convivência e vias públicas estão passando por obras, que vão garantir a requalificação dos espaços, tornando-os mais seguros e atrativos para a população e o comércio local.

Quiosques serão construídos na área de passeio da Orla do Banhado, ao longo das avenidas São José e Madre Tereza, para funcionar após o horário de fechamento do comércio. O local terá estrutura de segurança, que está sendo preparada pela Prefeitura.

As avenidas São José e Madre Tereza também vão receber novos passeios, implantação de bancos, ciclovia, decks de contemplação e iluminação com barras de LED. O trecho em obras vai do Monumento dos Soldados Constitucionalistas até a Rua Rubião Júnior.

Para execução dos trabalhos, e segurança de pedestres e motoristas, a Prefeitura está realizando ajustes no trânsito, com estreitamento das faixas de rolamento. As calçadas estão sendo gradativamente isoladas, com deslocamento de pontos de ônibus e de táxi.

O motorista que vem da região norte e deseja evitar as avenidas São José e Madre Tereza, pode seguir pela Avenida Sebastião Gualberto e depois pela Mário Galvão, acessando o centro pela Rua Vilaça. Já o condutor que deseja ir para a região norte, evitando o Centro, deve utilizar o Anel Viário.

A Rua Rui Dória está recebendo novo pavimento e a calçada está sendo ampliada para a criação de um boulevard. No local, será implantado um chafariz de piso, com jogos de água e luz. A quadra que abrigava a sede da Ciretran vai receber melhorias para incentivar a criação de um polo gastronômico.

Outros pontos do Centro também estão em obras. A Travessa João Dias vai se conectar com a Rua Rui Dória, ampliando o espaço de convivência até a Rua 15 de Novembro.

O Novo Centro prevê ainda a requalificação de outros pontos da região central, como a Praça Padre João (em frente à Igreja Matriz), Travessa Cândido Portinari e Avenida 9 de Julho. As obras estão sendo realizadas pela empresa Stemmi Engenharia e Construções, de São José dos Campos.

O projeto foi desenvolvido em respeito a todas as diretrizes legais e alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados. O investimento da Prefeitura no projeto do Novo Centro é de R$ 8,6 milhões, uma economia de 11% em relação ao valor previsto no edital da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo