fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pacaembu recebe Seleção Brasileira de Rugby para clássico Sul-Americano

Templo histórico do futebol nacional e palco de grandes jogos e craques, o Pacaembu abre os portões, novamente, para um dos esportes que mais cresce no país: o rugby. (Foto: João Neto/Fotojump)
Templo histórico do futebol nacional e palco de grandes jogos e craques, o Pacaembu abre os portões, novamente, para um dos esportes que mais cresce no país: o rugby. (Foto: João Neto/Fotojump)

Templo histórico do futebol nacional e palco de grandes jogos e craques, o Pacaembu abre os portões, novamente, para um dos esportes que mais cresce no país: o rugby.

Após a quebra de recorde de público da modalidade no local, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV volta ao estádio para encarar o Chile, no próximo dia 30, em duelo válido pela segunda rodada do Torneio Sul-Americano de XV, a partir das 16h20 (horário de Brasília). Os ingressos são gratuitos.

“É muito importante para o desenvolvimento do Rugby poder fazer jogos em grandes estádios que ajudem a popularizar o esporte. O Pacaembu nos forneceu uma experiência única, em Dezembro, com mais de 10 mil torcedores nas arquibancadas, vibrando em cada lance do Brasil, mas também desfrutando de um evento divertido e familiar no coração de São Paulo”, afirma Agustin Danza, CEO da Confederação Brasileira de Rugby.

Os Tupis estrearam no Pacaembu no dia 4 de dezembro de 2015 diante da Alemanha, em test-match que terminou com vitória alemã. O público de 10.480 torcedores foi recorde em uma partida de rugby no país. A torcida pôde acompanhar de perto e incentivar os craques da equipe verde e amarela. O duelo marcou a despedida do ídolo Fernando Portugal.

“O Pacaembu é um palco histórico do esporte número 1 do país, que é o futebol. Era um sonho distante ver um jogo de rugby neste estádio. Em 2015, além de realizarmos este sonho, confirmamos a força do rugby com um espetáculo dentro e fora de campo. Tive o privilégio de me despedir dos gramados naquela noite incrível”, afirma Fernando Portugal, ex-jogador da Seleção e atual membro do conselho administrativo da CBRu, como representante de atletas.

A entrada do rugby, no estádio, em 2015, marcou o primeiro evento desde 2007 no local que não fosse de futebol. Desde o duelo diante dos europeus, os Tupis apresentaram boa evolução de rendimentos individual e coletivo.

Com a implantação do projeto de desenvolvimento a longo prazo, o Brasil já alcançou grandes resultados. No Americas Rugby Championship, maior torneio da modalidade XV do continente, os Tupis fizeram três duelos dentro de casa e conquistaram a histórica vitória diante dos Estados Unidos. Pela primeira vez, um time venceu outro tão acima no ranking geral. A equipe verde e amarela ainda ascendeu na classificação mundial. Atualmente, figura na 38ª colocação.

No Americas Rugby Championship, o Brasil encarou o Chile, fora de casa, e ficou bem próximo da vitória. O resultado de 25 a 22 expôs a grande evolução da equipe em campo.

“Com o nosso retorno ao Pacaembu, esperamos igualar e até superar aquela experiência, contando com uma torcida ainda maior, que será muito necessária para dar esse empurrão a mais para que nossos Tupis garantam a vitória em casa. O time vem de um período de crescimento acelerado, quase ganhamos do Chile na cada deles, em Fevereiro, e agora teremos nossa chance de devolver o troco em casa. Certamente será um grande evento, com clima de alegria e animação, enquadrado em um grande estádio”, completa Danza.

Os Tupis estreiam no Torneio Sul-Americano de XV no próximo dia 23 de abril, diante do Uruguai, também na cidade de São Paulo, com estádio a ser definido pela CBRu. No dia 7 de maio, a Seleção Brasileira enfrenta o Paraguai, fora de casa.

Vale lembrar que, de acordo com a história contada, uma bola de rugby e outra futebol foram trazidas da Europa ao Brasil por Charles Miller, lendário esportista que dá o nome à praça em frente ao Estádio do Pacaembu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo