fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Especialista do Hospital Regional destaca importância do Sono na prevenção de doenças

Celebrado nesta quinta-feira, 07, o Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS – Organização Mundial da Saúde – e tem como objetivo conscientizar a população sobre a qualidade de vida e esclarecer sobre as doenças, incluindo prevenção, tratamento e a promoção da saúde no mundo.

Nesta data o Hospital Regional do Vale do Paraíba alerta para a importância do sono para o ser humano. Estima-se que do volume total de atendimentos realizados no Ambulatório de Otorrinolaringologia do HR em 2015 (2.635 consultas), cerca de 10% tenham ligação com a má qualidade do sono. “O sono possui 4 fases e quando uma delas não é cumprida o nosso corpo sente as consequências, que vão desde o cansaço a curto prazo, a até mesmo problemas respiratórios, neurológicos e cardíacos”, explica o especialista do HR, Dr. Luciano Vilela.

Dormir é um hábito fundamental no nosso dia a dia, durante esse período o organismo realiza funções importantes, como o fortalecimento dos sistemas imunológico e neurológico, recuperação dos tecidos, tão conhecida dos esportistas, além da síntese proteica na digestão e liberação de hormônios. “Quando esse processo ocorre mal, o chamado ciclo negativo, podemos ter reflexos em doenças como Hipertensão Arterial, Estresse, Depressão e até traumas, com os registros de acidentes de trânsito de quem dorme ao volante”, destaca Vilela.

Ainda de acordo com o especialista, o número ideal de horas de sono é aquele que faz com que a pessoa, no outro dia, sinta que dormiu o suficiente. “Um percentual pequeno de pessoas sente-se bem com menos de 7 horas, estes são chamados de dormidores curtos. Há também os dormidores longos, aqueles que precisam de mais de 8 horas de sono e que também representam uma minoria. Porém, a maior parte da população, incluindo os brasileiros, dorme entre 7 e 8 horas por noite”, conclui.

Dicas para uma boa noite de sono:

– Faça refeições leves antes de dormir, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagere nas quantidades;
– Evite ingerir líquidos com cafeína, como café ou chá preto, e refrigerantes derivados da cola, essas substâncias possuem características estimulantes e podem prejudicar o sono;
– Evite dormir com a TV ligada, isso impede que você chegue à fase de sono profundo;
– Apague todas as luzes;
– Feche bem as janelas para não ser acordado pela luz da manhã;
– Evite levar trabalho para a cama e ler livros estimulantes;
– Escolha colchões confortáveis e silenciosos;
– Evite o celular e relógios na cabeceira da cama;
– Um banho quente ajuda a relaxar antes de dormir;
– Praticar exercício regularmente melhora as condições do organismo, mas evite fazer ginástica até duas horas antes de deitar.
– Não durma com fome. Beba um copo de leite morno antes de ir para a cama, o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina – substância envolvida no processo de sono;
– Caso tenha insônia, evite ficar na cama forçando o sono. Levantar e procurar uma atividade até o sono voltar é a melhor solução.
– Cuidado com líquidos antes e, até mesmo, durante a noite, já que a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo