fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ilhabela promove ações para o controle do Tabagismo

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde, desenvolve o PNCT (Programa Nacional do Controle do Tabagismo) no Caps (Centro de Apoio Psicossocial), localizado no bairro do Perequê. O Caps hoje possui três profissionais capacitados, pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras drogas, para realizar o atendimento do tabagista conforme o SUS preconiza: o enfermeiro Jaime Israel, o médico Alexandre Yuzo e a psicóloga Priscila Vecchio Passerini.

A triagem inicial dos pacientes é realizada pelo enfermeiro e pela psicóloga por meio de uma entrevista motivacional e aplicação do questionário Cage e teste de Fagerström. Logo após, os pacientes serão encaminhados para o grupo.

É condição indispensável para o tratamento medicamentoso que o fumante esteja participando da abordagem cognitivo-comportamental, inclusive esta condição é prevista na Portaria 442/04 do Ministério da Saúde.

Em Ilhabela, a abordagem ocorre em grupo desde outubro de 2014 e prossegue semanalmente até o momento em todas as sextas-feiras, no Caps.

O grupo é fechado, os participantes tem que ter 100% de assiduidade para terem acesso à medicação. A avaliação clínica ocorre paralelamente com a realização do grupo. Durante a avaliação clínica é verificada a necessidade do uso da medicação Bupropiona, dos adesivos transdérmicos, goma de mascar ou pastilhas para reposição de nicotina, minimizando fatores de ansiedade e abstinência quando a dependência for física. Todos os insumos do PNCT são fornecidos pelo

Ministério da Saúde

Neste momento também serão investigadas comorbidades psiquiátricas e necessidade de avaliação complementar, como análise clínica ou radiológica e especialistas.

Existe no programa aqui de Ilhabela também a participação da nutricionista para orientar os pacientes evitando o ganho de peso que pode ser associado à interrupção do tabagismo.

No primeiro mês, o grupo terá quatro sessões estruturadas, uma vez por semana, com duração de uma hora e meia, de acordo com o material de apoio fornecido pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer).

No segundo mês ocorrerão sessões quinzenais de manutenção, com este mesmo grupo. Não é permitida a entrada de pessoas após o início do grupo, ele é fechado, devendo permanecer com os mesmos membros nesses primeiros seis encontros.

Do terceiro ao décimo segundo mês as sessões são mensais para manutenção e a duração do grupo é de uma hora. Neste momento o grupo é aberto.
Segundo a psicóloga Priscila Vecchio Passerini, esse modelo de intervenção, baseado na terapia cognitivo-comportamental, é centrado na mudança de crenças e comportamentos que levam um indivíduo a lidar com uma determinada situação. Não visa apenas a parada do fumo, visa a manutenção da abstinência e o foco principal é o desenvolvimento de habilidades para enfrentar as situações facilitadoras da recaída.

Os fumantes de Ilhabela têm a oportunidade de encontrar apoio por meio do Programa Nacional do Controle do Tabagismo no Caps. Na foto, o material de apoio fornecido pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo