fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Arrastão contra a dengue em 20 bairros da região norte de São José

O objetivo é recolher os objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito.(Foto: Beto Faria|PMSJC)
O objetivo é recolher os objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito.(Foto: Beto Faria|PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (2) é arrastão contra a dengue em 20 bairros da região norte da cidade. A região foi escolhida por ser o local que nos últimos 15 dias teve vários registros de novos casos, embora na soma acumulada não seja a área de maior volume de incidência da doença. Outra razão é que nessa região os agentes encontraram criadouros com larvas durante ações de vistorias nas últimas semanas.

Este é o primeiro de cinco sábados consecutivos em que a Prefeitura fará arrastões desde que o município aderiu à campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, do governo do Estado. O projeto prevê repasses do Fundo Estadual de Saúde para o pagamento de diárias aos profissionais que trabalharem um dia a mais na semana. A remuneração extra será de R$ 120 por agente e para cada dia de trabalho. A previsão é colocar na rua 55 agentes, a cada sábado.

A ação será das 8h às 17h e vai percorrer os seguintes bairros: Vila Machado, Jardim Anchieta, Jardim Nova Paulicéia, Vila do Pena, Vila Esmeralda, Santana, Vila Carmo, Vila Dona, Vila Rhodia, Vila Pasto Alto, Jardim Ouro Preto, Conjunto Residencial Nova Cristina, Vila Rangel, Vila Cristina, Vila Chiquinha, Portal de Minas, Vila Alexandrina, Vila César, Vila Simone e Vila Rossi. A expectativa é vistoriar 6.161 imóveis, em 168 quadras.

O objetivo é recolher os objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito. Os agentes passarão de casa em casa orientando e auxiliando os moradores a recolher todo o material que pode ser descartado e aplicando larvicida em criadouros fixos. Um caminhão passará recolhendo todo o material.

“É uma ação importante de prevenção e combate ao mosquito da dengue. Portanto, é importante que as pessoas entendam que a Prefeitura não vai recolher móveis velhos que as pessoas não querem mais em casa, como sofás e camas. Apenas os criadouros, aqueles objetos que podem juntar água e, por isso, representam um perigo já que favorecem a proliferação do mosquito. Vale sempre o bom senso e a conscientização”, disse a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

São José dos Campos tem 665 casos confirmados de dengue, dos quais 586 autóctones (contraídos no próprio município) e 79 importados (contraídos em outros municípios). O município decretou epidemia na quarta-feira (30 de março). A cidade também já registrou 13 casos de zika vírus e 5 casos de chicungunya, todos importados.

Apesar de ter entrado “tecnicamente” em epidemia, o número de casos vem caindo na cidade. Até março do ano passado, a cidade tinha registrado 3.277 casos. Número quase seis vezes maior que este ano.

Os números mostram que a situação no município vai na contramão do país, que tem registrado aumento do número de casos em relação ao ano passado. Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, já foram registrados 396.582 casos de dengue. O número é 52,6% maior do que o contabilizado no mesmo período de 2015, ano que registrou recorde histórico de casos da doença.

“Mesmo com essa queda, não podemos descuidar um só minuto. O trabalho tem de continuar com a mesma força. E continuamos contando com a população para isso”, disse o secretário de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo