fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José comemora o Mês da Mulher com programação especial

Articulado com diversas secretarias municipais, além de movimentos Sociais e de Mulheres, o mês terá cerca de 30 atividades gratuitas, em mais de 20 lugares diferentes, em todas as regiões de São José dos Campos. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Articulado com diversas secretarias municipais, além de movimentos Sociais e de Mulheres, o mês terá cerca de 30 atividades gratuitas, em mais de 20 lugares diferentes, em todas as regiões de São José dos Campos. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março no mundo todo, a Prefeitura de São José dos Campos preparou um mês inteiro de programação em homenagem às mulheres da cidade: o “Março Mês da Mulher – porque aqui, todo dia é dia da mulher” será realizado pelo quarto ano consecutivo.

Articulado com diversas secretarias municipais, além de movimentos Sociais e de Mulheres, o mês terá cerca de 30 atividades gratuitas, em mais de 20 lugares diferentes, em todas as regiões de São José dos Campos. A programação terá palestras; formação e informação sobre direitos e violência contra a mulher; exposições de arte e fotografia; encontros literários, bate-papos sobre cidadania; exibição de filmes; dia de beleza e autoestima; esporte e lazer; cultura popular; atividades de saúde da mulher; café com mulher; passeio ciclístico; lançamento de livro e homenagens.

A abertura será, como nos anos anteriores, nesta terça-feira (1º de março), a partir das 8h, na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Urbam (Urbanizadora Municipal), no Torrão de Ouro. Durante todo o dia, as mulheres e funcionários da unidade participarão de diversas atividades sobre os direitos e a valorização da mulher.

No sábado (5), as mulheres da cidade ganham um presente: será inaugurada a primeira fase do Hospital da Mulher – Ambulatório, o primeiro da região metropolitana do Vale do Paraíba e uma das principais reivindicações das mulheres da cidade. A unidade hospitalar vai ter atendimento exclusivo às mulheres, possibilitando a realização de exames, entre eles o de câncer de mama, em um único dia e num único lugar.

A artesã Dona Lili Figureira, falecida em junho de 2015, será uma das mulheres de São José dos Campos homenageadas durante a programação, com uma exposição que será inaugurada na quarta-feira (9), na Casa de Cultura do Jardim Santo Onofre.

Durante todo o mês de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), estarão orientando a mulher sobre saúde, a importância da atividade física e redução do consumo de álcool, drogas e tabaco; planejamento e medidas educativas para redução da gestação na adolescência; valorização e acolhimento da mulher no climatério e menopausa com ações informativas e afirmativas para a prevenção de osteoporose, dislipidemia, obesidade e exercício pleno da sexualidade.

No período de 27 a 31, a Secretaria de Habitação vai desenvolver, nos diversos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida e da CDHU, ações que envolverão a população dos condomínios, com o tema: Mulheres – Habitação e Cidadania.

Uma conversa sobre diversos temas do universo feminino encerra a programação no dia 30, às 18h. A Roda de Mulheres será no Centro Dandara de Promotoras Legais. O evento é aberto ao público. Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está na página da Secretaria de Promoção da Cidadania no site oficial da Prefeitura de São José dos Campos.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone 156 (ligação gratuita).

Políticas públicas para as mulheres de São José

Além da programação especial do mês de março, desde 2013, quando foi criada a Coordenação Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, na Secretaria de Promoção da Cidadania, São José dos Campos conta com diversas políticas desenvolvidas e implantadas para este segmento da sociedade:

– Criação de uma Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres;

– Assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher;

– Realização de capacitações permanentes como o Curso de Formação, Informação e Trocas de Experiências para a Rede de Serviços e Cuidados às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar”;

– Assinatura do termo de cooperação técnica, com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que possibilitou a instalação da Vara Maria da Penha, com defensor público exclusivo para os casos de violência;

– Realização da 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, importante fórum para elaboração dos planos Municipal, Estadual e Nacional de Políticas para as Mulheres;

– Criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres;

– Titularidade da inscrição no Programa Habitacional do Município em nome da mulher;

– Realização do projeto “Mil Homens pela Paz”;

– Criação do SAMA – Serviço Ambulatorial Especializado no Tratamento da Dependência Química em Mulheres e Adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo