fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Programa Qualifica” em São José inicia aulas em oito turmas

Todos os cursos estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, com opção de horário vespertino, das 13h às 17h, e noturno, das 18h às 22h. (Foto: Alessandra Jorge/PMSJC
Todos os cursos estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, com opção de horário vespertino, das 13h às 17h, e noturno, das 18h às 22h. (Foto: Alessandra Jorge/PMSJC

As aulas de oito turmas do Programa Qualifica, da Prefeitura de São José dos Campos, começaram nesta segunda-feira (29) para os inscritos nos cursos pintor de obras, pães especiais, bolos confeitados – módulo 2, modelagem industrial de moda íntima e mecânico de máquina reta e overloque.

Uma comitiva composta pelo secretário de Relações do Trabalho, diretor de Apoio a Qualificação, José Carlos de Souza, e a da assistente de apoio técnico pedagógico do SENAI de São José dos Campos, Denise Moscato, visitou as turmas esta tarde e explicou aos alunos a importância da frequência para a obtenção do certificado de conclusão.

“Nós orientamos os alunos para que aproveitem integralmente o curso e que não desistam. Quando um participante deixa de frequentar as aulas ele tira a vaga de alguém, que perdeu a oportunidade de se qualificar”, disse o secretário.

Matriculada no curso de mecânico de máquina reta e overloque, Andrea Brignoli dos Reis está animada com a oportunidade. “Quero aprender a fazer manutenção na minha máquina de costura e também conseguir uma renda extra. Sou curiosa, em casa vivo consertando tudo. Já fiz curso de modelagem e costureira em máquina reta e confio na qualidade do programa”, disse.

Alunas do curso bolos confeitados – módulo 2, Marcia Adriana Godoy Silva e Elisangela Sandra Gonçalves já atuam na área de confeitaria. “Eu trabalho como autônoma. Faço salgados, bolos, doces. Eu herdei o dom da minha mãe e busco aperfeiçoamento”, disse Elisangela.

“Eu fiz o primeiro módulo, que me ajudou muito, porque a gente aprende muitas técnicas. Parte da higiene na manipulação foi muito importante. Me matriculei, pois quero dar continuidade na confeitaria”, disse Márcia.

Próprio negócio

Aluno do curso pintor de obras, Vitor Hugo Barbosa de Mattos já pensa em montar o próprio negócio. “A minha intenção é trabalhar por conta própria e quero montar uma empresa com um amigo. No ano passado, fiz curso de hidráulica e pedreiro revestidor”, disse Vitor.

Todos os cursos estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, com opção de horário vespertino, das 13h às 17h, e noturno, das 18h às 22h.

Inscrições abertas

Até o dia 13 de março estão abertas inscrições para Mecânico de Motor Ciclo Diesel, Técnicas para Pizzaiolo, Arte de Bem Servir, Cuidador de Idosos e Pessoas com Deficiência, NR-33 – espaços confinados para vigias e trabalhadores autorizados e NR 11 – que certifica o aluno na prática de operação de empilhadeira.

Para participar é necessário ser morador de São José dos Campos, ter no mínimo 18 anos de idade e ensino fundamental completo. Para o curso NR-11, também é exigida CNH válida (B.C.D, ou E). Inscrições no site da Prefeitura ou pela central 156.

Qualifica

Desde a sua criação em 2013, o programa Qualifica São José realizou mais de cem cursos nas áreas de serviços, turismo, comércio e indústria, todos realizados em parcerias com as instituições do Sistema S de ensino profissionalizante.

Em 2015 foram 46 cursos, 30 palestras, treinamentos e oficinas oferecidos gratuitamente, nas áreas: artesanato, administrativa, estética, gastronomia, ensino de idiomas, indústria, serviços e construção civil. Foram mais de 5 mil vagas disponibilizadas em parceria com SENAI, SENAC, SESI, SEBRAE e ETEP Faculdades.

Em 2016, já foram abertos três ciclos de cursos, totalizando 19 opções de qualificação, com mais de 500 vagas oferecidas.

Mais informações na Secretaria de Relações do Trabalho/Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175, Centro), pelo telefone 3923-5770 ou pela internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo