fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ilhabela homenageia medalhista olímpico Lars Grael

O medalhista olímpico Lars Grael será homenageado com seu nome na nova Escola de Vela de Ilhabela. (Foto: Divulgação/PMI)
O medalhista olímpico Lars Grael será homenageado com seu nome na nova Escola de Vela de Ilhabela. (Foto: Divulgação/PMI)

A prefeitura de Ilhabela entrega neste domingo uma das maiores escolas de vela do país, que ganhará o nome de Lars Grael, duas vezes medalhista olímpico e com várias participações na Semana Internacional de Vela

A Prefeitura de Ilhabela entrega oficialmente neste domingo (20/3), às 15h30, a nova Escola de Vela “Lars Grael”, na praia do Pequeá. A Capital Nacional da Vela ganhará um dos maiores complexos esportivos destinados à formação de atletas, treinamentos e competições náuticas do país.

O nome é uma homenagem ao velejador que por duas vezes foi medalhista olímpico e que tem várias participações na tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Lars Grael já confirmou presença na solenidade de inauguração. “Realmente é uma estrutura que condiz com a Capital Nacional da Vela. Um local para a formação de velejadores, treinamentos e base de competições.

Assim como a educação, o esporte é transformador e por isso investimos na sua estruturação, como os Polos de Educação Integrada na Barra Velha e agora em construção no sul da Ilha. Parabéns a população de Ilhabela que ganhará sua nova escola de vela”, destacou o prefeito Toninho Colucci.

Os dois prédios da Escola de Vela construídos pela Prefeitura são interligados pela cobertura e a utilização de brise de madeira náutica. A fachada conta com um painel produzido pelo artista plástico Genésio Teles. A obra de arte é alusiva à Santa Ceia, representada por velas náuticas.

A sede possui um alojamento amplo e moderno, com salas de treinamentos e administrativas, além de refeitório e um espaço técnico para barcos e materiais. A Escola de Vela de Ilhabela tem ainda com um moderno complexo náutico para a realização de competições, bem como os ensinamentos das escolinhas de vela. Um investimento de mais de R$ 1,2 milhão.

Programação

A Prefeitura de Ilhabela programou a solenidade oficial de inauguração às 15h30 deste domingo (20/3). Na sequência, às 16h30, haverá a premiação da Copa Suzuki de Vela, promovida pelo Yacht Club de Ilhabela, e também da Taça Lars Grael de Optimist, organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação – Diretoria Náutica.

Já às 21h, o público vai conferir o show com a “Turma do Pagode”, sucesso em todo o Brasil.

O homenageado

Como proeiro do irmão Torben, na classe Snipe, já morando em Niterói, vieram os primeiros títulos de expressão: bicampeões brasileiros e Campeões Mundiais. Na classe Tornado, o velocíssimo catamarã olímpico, Lars Grael conquistou o maior número de títulos.

Além das duas medalhas de Bronze, em Seul 1988 e Atlanta 1996, ele ainda foi pentacampeão sul-americano, 10 vezes campeão brasileiro e campeão de tradicionais semanas de vela, como Kiel, na Alemanha, além de representar o Brasil também nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 (7º) e Barcelona 1992 (8º). Atualmente, Lars compete nas classes Star e Oceano, sempre conquistando títulos e se destacando nas raias.

Ao longo da sua vida, Lars sempre se interessou por política, uma tradição herdada do pai, que mesmo dentro do Exército teve atuação política destacada, principalmente no final da ditadura militar, quando lutou pela redemocratização do país. Lars foi uma liderança em todas as classes e clubes em que velejou, chegando até a ocupar cargos de direção em algumas delas como a Tornado, Soling e Oceano.

Foi também sempre um exemplo de esportividade e lisura, sendo Membro do Conselho Fundador da WADA – Agência Antidoping Mundial e tendo recebido o prêmio de Ética no Esporte do COI – Comitê Olímpico Internacional.

Depois do acidente de 1998 em Vitória, ele foi convidado a integrar os quadros dirigentes do INDESP – Instituto de Desenvolvimento do Desporto, uma autarquia ligada ao então Ministério do Esporte e Turismo. De lá, por sua postura sempre firme, correta e apaixonada na defesa do esporte nacional, Lars galgou vários postos chegando a ser Secretário Nacional de Esportes no governo FHC. No final do governo, foi convidado pelo Governador de São Paulo Geraldo Alckmin para assumir a Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, cargo que ocupou até março de 2006.

Em fevereiro de 2009, após 11 anos, Lars Grael volta a integrar a Equipe Permanente de Vela Olímpica ao conquistar a Semana Pré Olímpica em Porto Alegre. Em 2010 chegou a ocupar a 4ª colocação do ranking internacional da classe Star da Federação Internacional de Vela – ISAF.

Como palestrante, Lars Grael está entre os mais bem avaliados do mercado brasileiro, com cerca de 500 palestras proferidas em todos os estados e com temas diversificados como: Superação; Volta por Cima; Espírito de Equipe; Inovação; Prevenção à Acidentes; Política Esportiva; Cota de Portadores de Deficiências nas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo