fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Maria Prestes lança livro no Museu Municipal em São José

O livro estará à venda no local e após a palestra, haverá sessão de autógrafos. (Foto: Divulgação/FCCR)
O livro estará à venda no local e após a palestra, haverá sessão de autógrafos. (Foto: Divulgação/FCCR)

A Fundação Cultura Cassiano Ricardo (FCCR) promove nesta terça-feira (29) o lançamento do livro “Meu Companheiro: 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, escrito por Maria Prestes.

O evento, que marca o início das atividades em comemoração aos 30 anos da FCCR, será no Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29 – Centro), a partir das 19h30. A entrada é gratuita. A mediação será de Marcela de Andrade, diretora da Coordenadoria das Mulheres, da Secretaria da Promoção da Cidadania de São José dos Campos.

Durante o lançamento, haverá uma palestra em que a segunda mulher de Prestes falará sobre o livro em que conta a história incomum de sua família, sempre marcada pela clandestinidade e pelo exílio, bem como sua trajetória de vida e a militância política e feminista.

A união entre a integrante da Juventude Comunista e do líder do Partido Comunista Brasileiro em 1952 ocorreu quando Maria do Carmo Ribeiro foi indicada para fazer a segurança do dirigente no aparelho do bairro de Jabaquara, em São Paulo. Daí para frente, o casal teve sete filhos e uma vida marcada por episódios muito bem guardados pela autora e que se confundem com a história do país.

Maria do Carmo é pernambucana, nascida e registrada como Altamira Rodrigues Sobral, filha de militantes do Partido Comunista. Ela viveu desde sua infância a causa política. Mais tarde, iniciou a sua ativa participação no PCB pela resistência do partido, tendo atuado também na busca da emancipação da mulher na sociedade brasileira. Atualmente, dedica-se a manter viva a história de Prestes.

Luis Carlos Prestes, gaúcho de Porto Alegre, foi o líder político brasileiro que, em sua trajetória, comandou no Rio Grande do Sul, a partir de 1924, a marcha Coluna Invicta (mais tarde eternizada como Coluna Prestes), que atravessou o país, e teve uma expressiva participação no Partido Comunista Brasileiro, de 1934 até a década de 1980, bem como por sua participação na Aliança Nacional Libertadora (ALN). Faleceu aos 92 anos no Rio de Janeiro.

O livro estará à venda no local e após a palestra, haverá sessão de autógrafos. Ao longo deste ano, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo vai realizar palestras, oficinas, exposições, debates e shows para celebrar os 30 anos da FCCR e todas as conquistas e realizações na preservação e valorização e manutenção da produção cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo