fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Espaço Piraquara em São José terá preparo de paçoca na Semana Santa

A paçoca doce, típica da culinária caipira, é muito difundida no Vale do Paraíba. (Foto: Paula Alvarez/PMSJC)
A paçoca doce, típica da culinária caipira, é muito difundida no Vale do Paraíba. (Foto: Paula Alvarez/PMSJC)

O preparo de paçoca, uma das tradições mais populares da Semana Santa no Vale do Paraíba, será realizado nesta quarta-feira (23), das 15h às 19h, no Espaço Piraquara (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade), em Santana. É sugerido que os participantes contribuam com algum dos ingredientes, como amendoim, açúcar e farinha de mandioca.

Durante o processo de produção da mistura haverá uma roda de conversa, na qual Maria Aparecida Rodrigues, a Dona Maria da Paçoca, contará histórias da tradição familiar de fazer a iguaria, que já dura três gerações.

O hábito de preparar e comer paçoca de amendoim na quaresma e na Semana Santa surgiu pela necessidade de uma alternativa saudável ao consumo de carne, pois nesse período muitos fiéis fazem jejum. A mistura de amendoim, açúcar, farinha de mandioca e sal garante o sustento e é saborosa.

A paçoca doce, típica da culinária caipira, é muito difundida no Vale do Paraíba e em festas juninas pelo país. Ela ainda pode ser comida acompanhada por banana.

O Espaço Piraquara é destinado à realização de atividades e ações culturais voltadas à vivência e troca de sabores populares, a fim de valorizar a cultura tradicional e o folclore regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo