fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Crianças participam das comemorações ao Dia Mundial da Água em Pinda

Foi realizada a soltura de peixes nativos no Rio Paraíba, com 30 crianças da escola municipal Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães, do Boa Vista. (Foto: Divulgação/PMP)
Foi realizada a soltura de peixes nativos no Rio Paraíba, com 30 crianças da escola municipal Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães, do Boa Vista. (Foto: Divulgação/PMP)

Estudantes das escolas municipais participaram das ações comemorativas ao Dia Mundial da Água (22 de março). A comemoração teve início no sábado (19), quando foram distribuídas mudas de árvores e redutores de vazão de água, na Praça Monsenhor Marcondes.

As comemorações ao Dia da Água são realizadas na cidade sob coordenação do Condema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura, por meio de diversas secretarias e departamentos, Instituto Florestal, Instituto de Pesca, Sabesp e Exército, entre outros parceiros.

Na terça-feira (22), cerca de 80 crianças da escola municipal Prof. Paulo Freire, na Vila Prado, participaram de um plantio de mais de cem mudas de árvores nas margens do Ribeirão do Curtume, que passa pelo bairro. Espécies como ipê amarelo, araçá, ingá, açoita-cavalo, pitanga, urucum, entre outras, foram plantadas no local.

A ação teve início com uma palavra do diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Edargê Marcondes, que explanou para as crianças sobre a importância desse plantio, que tem como intuito também substituir por árvores o entulho jogado naquela área.

O representante da Sabesp, Walmir Medeiros, falou às crianças sobre a importância do dia da Água e a assessora em Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin, finalizou o evento explicando sobre a importância das árvores para a conservação da água e pedindo o apoio das crianças para a preservação das mudas plantadas.

Soltura de Peixes

Após o plantio, foi realizada a soltura de peixes nativos no Rio Paraíba, com 30 crianças da escola municipal Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães, do Boa Vista. Essas crianças haviam acabado de participar de uma palestra ministrada pela Casa Verde, também integrando a programação comemorativa. A atividade teve o apoio do Instituto de Pesca (Apta), que doou dois mil lambaris, espécie nativa do Paraíba, além do Exército, que auxiliou na soltura e realizou passeio de bote com as crianças.

O comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Borba Gato”, Ten. Cel. Rogério Caum, fez questão de acompanhar a ação. “Atualmente, existe uma preocupação muito grande do Exército com questões ambientais. Das cerca de 30 a 40% das áreas ambientais legalizadas no Estado, cerca de 95% são áreas sob jurisdição do Exército. E esse contato com as crianças é muito importante para criar nelas uma mentalidade para a preservação. Isso é essencial, pois elas representam o futuro”, declarou.

Para as professoras da escola municipal, a participação dos alunos auxilia no processo de aprendizagem. “Ações como essa são importantes para a formação da conscientização nas crianças, sem falar que a vivência prática é muito mais interessante que a teoria, ajudando os alunos a memorizarem muito mais facilmente os ensinamentos”, explicaram.

Outras atividades

Integraram, ainda, as comemorações do Dia Mundial da Água em Pindamonhangaba, atividades na Casa Verde (Vila São Benedito) na quarta-feira (23) e na escola Augusto César Ribeiro, (Vila Rica), na quinta-feira (24).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo