fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Confira a programação do Parque Vicentina Aranha em São José

Numa região castigada pela seca, o premiado documentário retrata a rotina de mulheres e crianças remanescentes de quilombos do Vale do Jequitinhonha. (Foto: Divulgação)
Numa região castigada pela seca, o premiado documentário retrata a rotina de mulheres e crianças remanescentes de quilombos do Vale do Jequitinhonha. (Foto: Divulgação)

No dia 22 de Março, celebramos o Dia Mundial da Água, um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Mais do que seu enorme valor econômico, ambiental e social, a agua é fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas do nosso planeta. Para propor a discussão sobre o uso desse recurso, no mês de março o Parque Vicentina Aranha oferece uma semana de diversas atividades culturais para todas as idades.

Entre elas destacamos o Contraponto: Ideias e Desafins, na terça-feira (22) às 19h30, onde os convidados Fabiana Pureza, representante do Projeto Protegendo as Águas de São Francisco Xavier-SJC; Ricardo Carneiro Novaes, Diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de SJC; e geólogo Ivan Silva de Oliveira, Mestre em Ciências e Planejamento Urbano com ênfase em processos sócio-espaciais e ambientais (UNIVAP), especializado em Engenharia Ambiental pela UNICAMP, discente em Direito UNIVAP e Agente de Fiscalização da CETESB; fazem uma reflexão sobre a produção de água desde as nascentes até a vazão nas bacias hidrográficas.

A importância da restauração florestal, da recuperação de nascentes e mata ciliar, a produção sustentável, e outras pautas entram em debate com o foco nos mananciais do Vale do Paraíba e no Rio Paraíba do Sul, responsáveis pelo abastecimento de mais de 15 milhões de habitantes em 3 estados: SP, MG e RJ.

As crianças também serão contempladas com atividades lúdicas de conscientização. No domingo (20) o Nosso Quintal traz ao Parque Vicentina Aranha um cenário com atividades que abordaram a importância da água e sua utilização, além de brincadeiras e oficinas.

Na terça-feira (22), turmas escolares virão ao Parque realizar a Trilha na Floresta, uma visita guiada por um monitor ambiental pela flora do Parque Vicentina Aranha, onde as crianças terão a oportunidade de conhecer a flora e fauna do Parque com a intenção de despertar o interesse pela preservação do meio ambiente e a proteção das águas.

Nos dias 22 e 24 (terça e quarta-feira) às 19h, o Projeto Cinema ao Ar Livre traz uma seleção de filmes e documentários que falam deste recurso natural único. Na segunda (22) às 19h o Parque Vicentina Aranha exibe as obras audiovisuais que participam do 2º Festival Regional de Vídeos Ambientais, com o tema “A natureza pede água”, uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

O Festival de Vídeos Ambientais tem como objetivo incentivar a produção audiovisual e ser um canal de difusão de curtas que sensibilizem a sociedade sobre a importância do Meio Ambiente, em especial atenção ao recurso natural “Água”. As obras são de até 5 minutos, nos gêneros ficção, animação ou documental, produzidos no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região.

Na quarta-feira (24), o filme em destaque é o premiado documentário brasileiro “Rio de Mulheres” (2004) que relata a rotina de mulheres e crianças remanescentes de quilombos do Vale do Jequitinhonha.

Na quarta-feira (23) às 10h, as crianças e adultos poderão participar da leitura da emocionante história “A árvore generosa”, de Shel Silverstein traduzida por Fernando Sabino. O público também é convidado a trazer seus contos, pequenos textos e poemas prediletos e para compartilhar com os presentes nessa leitura ao pé da árvore Paineira do Parque Vicentina Aranha.

A Feira Agroecológica realiza a sua primeira Roda de Conversa, no domingo (27) às 09h30, afim de promover o diálogo sobre agricultura e alimentação entre consumidores e pequenos produtores rurais, com o tema “Água e Agricultura”.

Convidamos o PUPA Permacultura, um dos expositores da Feira, para conduzir a Conversa trazendo a experiência da agrofloresta como uma das saídas para a agricultura sustentável; o pesquisador Sr. Antônio de Vide falando sobre a importância da agroecológica para o aumento de água, e também pesquisadora Sra. Cristina Castro discorrendo sobre as hortaliças não convencionais.

Ainda no domingo (27) às 10h30 o cantor e poeta Beto Jaguary traz ao Projeto Música no Parque o show “Semear” com a fertilidade sonora de suas músicas. Suas canções expressam a verdadeira paixão pela terra: declarações de amor à natureza e ao berço natal. Em referência à Semana “Plantando Água”, Beto, autor do sucesso “Caia mamão papaia”, contará um pouco de sua trajetória, do orgulho em ser caipira e de ter nascido à beira do Rio Paraíba, um Piraquara por natureza.

Encerrando o Especial Plantando Água, na terça-feira (29) às 19h, será exibido o documentário “Cowspiracy – O segredo da Sustentabilidade” (2014), uma reflexão sobre como a alimentação é capaz de influenciar no meio ambiente, colocando em debate a gigantesca indústria pecuária, promovida pelo nível de consumo mundial de carne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo