fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos de São José vão disputar competição de robótica no Texas

Robô TCS11 foi desenvolvido por u m time composto por 50 alunos do Cephas dos cursos de administração, eletrônica, mecânica e química. (Foto: Divulgação)
Robô TCS11 foi desenvolvido por u m time composto por 50 alunos do Cephas dos cursos de administração, eletrônica, mecânica e química. (Foto: Divulgação)

Um grupo com 11 alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), de São José dos Campos, embarca nesta terça-feira (22) para Dallas, nos Estados Unidos. A equipe Cephatron #1860, da qual oito são meninas, vai participar de duas etapas do First Robotics Competition.

publicidade


As provas serão realizadas de quinta-feira (24) a sábado (26), em Dallas, e 1° a 3 de abril, em Lubbock, ambas localizadas no Texas. A competição de robótica envolve escolas do ensino médio e técnico do mundo inteiro.

O time de robótica é composto por 50 alunos do Cephas dos cursos de administração, eletrônica, mecânica e química. Eles se dedicaram intensamente na montagem do robô TCS11 desde 9 de janeiro e o enviaram para os Estados Unidos no dia 11 de março. A equipe também é formada por ex-alunos, professores, parceiros voluntários de empresas da cidade e patrocinadores.

O robô foi preparado para o desafio do jogo Stronghold. O objetivo é lançar no mínimo oito bolas em uma torre de quatro metros de altura, passando por seis diferentes barreiras e atendendo a temática da competição neste ano, que são os Jogos Olímpicos.

O foco da competição é o trabalho em equipe e uma premiação que considera as ações realizadas em prol da sociedade. Uma delas foi a Exposição e Oficinas de Robótica no Parque Vicentina Aranha, na qual os robôs foram apresentados pela primeira vez ao público. Organizada pelo Cephas, a mostra promoveu a iniciativa de inclusão por meio da educação profissional.

O Cephas vem ganhando muitos prêmios para São José dos Campos nestas competições. Em 2013, conquistou o Entrepreneurship Award sponsored by Kleiner Perkins Caufield and Byers, uma categoria que avaliou o plano de negócios desenvolvido pela equipe, com foco na visão empreendedora. No ano seguinte, a escola recebeu o Judges Award, e em 2015 os prêmios Design Award Sponsored by General Motors e o Deans List Award.

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas mantida pela Prefeitura de São José dos Campos que oferece cursos técnicos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo