fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José define empresa para realizar obras do Novo Centro

A operação de requalificação da zona central contempla as avenidas São José, Madre Tereza, Rua Rui Dória, Travessa João Dias, Praça Padre João (Igreja Matriz) e Avenida Nove de Julho. (Ilustração/PMSJC)
A operação de requalificação da zona central contempla as avenidas São José, Madre Tereza, Rua Rui Dória, Travessa João Dias, Praça Padre João (Igreja Matriz) e Avenida Nove de Julho. (Ilustração/PMSJC)

O projeto Novo Centro, que prevê a requalificação da região central de São José dos Campos, será realizado pela Stemmi Engenharia e Construções. A empresa foi habilitada e classificada em primeiro lugar na licitação feita pela Prefeitura, ao apresentar proposta de R$ 8.626,849,49 para realizar a obra.

O valor representa um desconto de 11,4% em relação ao previsto em edital. O resultado da licitação, conduzida pela Secretaria de Obras, foi homologado nesta sexta-feira (26), após término do prazo para recursos, que venceu sem nenhuma manifestação das demais empresas concorrentes. Nos próximos dias, o prefeito assinará o contrato e a ordem de serviço para o início das obras.

A operação de requalificação da zona central contempla as avenidas São José, Madre Tereza, Rua Rui Dória, Travessa João Dias, Praça Padre João (Igreja Matriz) e Avenida Nove de Julho. A intenção é revitalizar e incentivar o uso do local também no período noturno e aos fins de semana.

Nas avenidas São José e Madre Tereza, a área de intervenção terá uma extensão de cerca de 1,2 quilômetro. A proposta no local é a requalificação dos passeios, com implantação bancos, decks de contemplação do Banhado, iluminação com barras de LED, quiosques e ciclovia.

Boulevard

A Rua Rui Dória formará um boulevard com a Avenida São José. A calçada será alargada para a criação um espaço gourmet, garantindo movimentação noturna nas imediações do Cine Teatro Benedito Alves, que também está sendo revitalizado. Em frente ao prédio, será implantado um chafariz de piso, com jogos de água e luz.

Essa área estará conectada com a Travessa João Dias, que irá receber nivelamento do passeio, novo layout de pisos, bancos para descanso, iluminação e paisagismo. Após a implantação, a travessa será um dos principais percursos de acesso pelo Centro, interligando a área comercial à Avenida São José.

A Praça Padre João, um importante eixo que conecta a Avenida São José, o Terminal Central, o Mercado Municipal e o Calçadão, também será reurbanizada. O projeto, desenvolvido pela divisão de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento Urbano, prevê o nivelamento dos passeios e áreas destinadas aos pedestres, a implantação de mobiliários urbanos, recuperação do chafariz e nova iluminação.

Nove de Julho

Outra avenida da região central, a Nove de Julho, também será requalificada. O projeto prevê uma intervenção de 1,3 quilômetro, com implantação de ciclovia com largura de 2,8 metros. Nesta nova configuração da via, o canteiro central existente será realocado, preservando as árvores do local. No trecho ao lado do Parque Vicentina Aranha será instalado um deck de madeira, com equipamentos de apoio como bancos, bebedouro e paraciclos.

O projeto Novo Centro está alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana e a proposta da Nova Lei de Zoneamento, que está tramitando na Câmara Municipal.

Investimentos

As novas obras irão se conectar a outras já executadas ou em andamento pela Prefeitura. Os investimentos na revitalização da região central desde 2013 já passam dos R$ 7,7 milhões. Uma delas é a do Cine Teatro Benedito Alves, que foi iniciada em maio do ano passado, com prazo de 12 meses para conclusão.

A Prefeitura também já revitalizou a galeria Pedro Rachid, instalando no local a Unidade de Especialidades de Saúde, em junho de 2014. Em julho do mesmo ano, foi a vez da Casa do Trabalhador na praça Afonso Pena.

Em setembro do ano passado, foi concluída a reforma da antiga Câmara. O prédio abriga agora o Museu Municipal. Também já passaram por reformas o Museu de Arte Sacra, a Capela São Miguel e a Igreja São Benedito.

Além dos investimentos da Prefeitura, a iniciativa privada tem colaborado nesse processo. Por meio do programa Nossa Praça, o Shopping Centro fez a revitalização da fonte e da Praça João Mendes (praça do Sapo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo