fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pirô Piraquara leva alegria para o centro de São José dos Campos

 Pirô Piraquara pelas ruas de São José dos Campos. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
Pirô Piraquara pelas ruas de São José dos Campos. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)

O bloco Pirô Piraquara da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) abriu o carnaval 2016 em São José dos Campos.

Ao som de machinhas divertidas, aproximadamente 2.500 foliões com fantasias coloridas e criativas seguiram o bloco Pirô Piraquara pelas ruas centras de São José dos Campos na noite de quinta-feira (4), depois da concentração na Praça Afonso Pena.

publicidade


Com um longo vestido azul coberto de paetês e um adereço colorido cheio de penas na cabeça, Alexandra Conceição dos Santos, de 17 anos, desfilou pela primeira vez. “Espero que seja a primeira de muitas outras vezes”, comentou a estudante, enquanto ajustava os últimos detalhes da roupa antes da saída do bloco.

A moradora do bairro Jardim Paulista, Maria Claudia, de 22 anos, também estreava no bloco. “Já ouvi falar bastante do carnaval do Pirô, acredito que seja algo que dê para fazer com a família, é divertido, engraçado, uma grande festa”, relatou.

Graça Silva, 64 anos, esteve em grande parte dos desfiles do bloco Pirô Piraquara, foram 25 dos 28 desfiles. “Adoro o carnaval da cidade”, afirmou Graça, sem parar de dançar nem por um segundo.

Acompanhada da mãe, Rafaela Cecilia Silva, 10 anos, escolheu usar fantasia de camponesa para pular folia esse ano. “Já é minha segunda vez desfilando, gosto muito, é divertido se fantasiar, não é uma coisa que a gente faz todo dia”, contou a menina.

O objetivo do bloco Piro Piraquara é resgatar o Carnaval de rua na cidade por meio do projeto Piraquara, que significa homem que vive à beira do Rio Paraíba do Sul. O bloco mostra o jeito de brincar desse homem e preserva o Carnaval de antigamente.

Para ajudar nesse resgate, o grupo Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga, tocou marchinhas clássicas de carnaval depois do desfile do bloco. “Todo tipo de festa é importante, ainda mais o carnaval. Eu digo que a marchinha não é algo só nacional, é ‘nossonal’, é um som genuinamente brasileiro”, disse Negão dos Santos, integrante do grupo.

O tema do Pirô este ano é “Terra e Paz”. Ele tem base no texto “Carta da Terra”, documento idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que consiste em uma declaração de princípios éticos para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.

Blocos
Outros blocos ainda vão animar o Carnaval joseense no domingo (7), o Galinha D’Angola sairá do Parque Vicentina Aranha, às 10h, o Uai Folia brinca na zona norte, às 16h, e o Vai, Vomita e Vórta em São Francisco Xavier, às 17h.

O Galinha D´Angola sai pelas ruas da Vila Adyana às 10h. A concentração será na portaria do Parque para depois percorrer as ruas da Vila Adyana. Esse será o terceiro carnaval do bloco, que reuniu cerca de 3 mil foliões em 2015. O bloco desfilará pelas ruas no entorno do Parque, com oito músicos regionais e dez bonecões.

A bordo de um trio elétrico, a banda executará a marchinha oficial do bloco “Ame o Vicentina”, além das tradicionais marchinhas carnavalescas, embalando a irreverente coreografia dos bonecões de personagens do Parque, como o coelho, o peru e as galinhas d’angola, que são a grande inspiração do bloco.

Já o cortejo do Uai Folia começa às 16h, em frente à Capela da Vila Rhodia, e vai passar pela Rua Consolação, Praça Armando Sales, Rua Presidente Washington Luís, Avenida Rui Barbosa, Rua Carlos Belmiro dos Santos e Rua José de Aguiar, com dispersão na Rua São Jorge.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Bloco Uai Folia vai animar as principais ruas da zona norte, com a participação das crianças e famílias da Vila do Rhodia, atores, músicos, pernaltas e palhaços. A tradicional Banda de Santana, com participação especial do cantor Déo Lopes, vai animar os foliões, tocando e cantando as marchinhas do bloco, bem como as tradicionais marchinhas do carnaval.

O principal objetivo do Bloco Uai Folia é o de retomar, manter, incentivar e potencializar o carnaval de rua no bairro de Santana, oferecendo para a comunidade momentos culturais de lembranças, memória, diversão e alegria para a comunidade.

Carnaval 2016
O Carnaval 2016 de São José dos Campos ainda terá shows em Santana, Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. Chamado de “Alegria por Toda Cidade”, ele contará também com apresentações de grupos como o Cabelo de Milho, Trem da Viração, Eco Banda e a Banda Popular do GAMT.

O Carnaval 2016 é uma realização da Prefeitura por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Assessoria de Eventos Oficiais, secretarias de Desenvolvimento Social, Promoção da Cidadania e AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura). A festa tem ainda o apoio das secretarias de Transportes, Defesa do Cidadão e Saúde, além da Polícia Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo