fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Time de vôlei para deficientes treina para formar time em São José

O vôlei sentado surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal. (Foto: Arthur Marega Filho/São José Desportivo)
O vôlei sentado surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal. (Foto: Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

A equipe de vôlei sentado de São José dos Campos voltou aos treinos, na quarta-feira (13), na quadra montada no Centro da Juventude, na região sul, com o objetivo de chegar à formação final do time, iniciado em dezembro passado.

Projeto piloto, o treinamento também foi uma oportunidade para os frequentadores do local conhecerem a nova modalidade praticada na cidade por atletas com pouca mobilidade física, além de ser uma ferramenta de inclusão social.

Para o jogador Andrigo Marcondes, o vôlei sentado tem sido um retorno à sociedade. “Se eu tivesse continuado com as opiniões de médicos, o máximo que eu iria fazer era jogar dominó, e hoje, com o treino de vôlei, sabemos que somos capazes de muitas outras coisas que não conseguia enxergar antes dessa oportunidade.”, comentou.

Andrigo destacou a presença da comunidade na atividade de quarta-feira. “Muitos dos presentes no Pavilhão pararam para ver, tiraram fotos e alguns até se arriscaram a jogar, o que tornou ainda mais especial a noite”.

Para o técnico Marcos Ribeiro, a modalidade é uma nova oportunidade para as pessoas com deficiência praticar esportes. “Além do condicionamento físico, é uma chance de competir, pois pretendemos disputar o Campeonato Paulista ainda neste semestre.”, contou.

Vôlei Sentado

O vôlei sentado surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal. A união das duas modalidades fez surgir o vôlei sentado em 1956. Utilizando basicamente as regras do vôlei, o esporte tem um ritmo frenético e é disputado oficialmente desde as Paraolimpíadas de Arnhem-1980, na Holanda.

Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, a equipe de vôlei sentado é federada pelo Instituto Athlon e recebe apoio de empresas da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo