fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sabesp identifica mais de 1 mil fraudes em São José em 2015

Os quase 100 milhões de litros de água furtados são suficientes para abastecer 20 mil pessoas durante um mês. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Os quase 100 milhões de litros de água furtados são suficientes para abastecer 20 mil pessoas durante um mês. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

A Sabesp flagrou 1.119 casos de furto de água em São José dos Campos entre janeiro e dezembro de 2015. A companhia mantém um setor especializado no combate às fraudes aplicadas ao sistema de abastecimento de água, que monitora o histórico de consumo dos imóveis e realiza vistorias aleatórias.

publicidade


Estima-se que os fraudadores furtaram quase 100 milhões de litros de água potável no ano passado, volume suficiente para abastecer um município com 20 mil habitantes durante um mês. Quase 90% das fraudes foram detectadas em residências. As demais, em estabelecimentos comerciais, imóveis de uso misto e indústrias.

“O trabalho de combate às fraudes é contínuo e relevante. O fraudador não tem compromisso com o uso racional da água e com o senso coletivo”, diz o superintendente da Sabesp no Vale do Paraíba, Fernando Oliveira.

O responsável pela fraude pode responder por crime de furto e pegar até oito anos de detenção. Além disso, terá que pagar retroativamente à Sabesp a tarifa sobre a água furtada e o esgoto coletado.

A pessoa que furta água não se preocupa com o desperdício e, inclusive, pode prejudicar o abastecimento da casa vizinha ou do bairro. Por isso, é fundamental que a população denuncie o infrator pelo 0800 055 0195 ou pelo Disque-Denúncia (181). O denunciante não precisa se identificar e a ligação é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo