fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aparecida acolhe 12,1 milhões de visitantes em 2015

O 12 de outubro, quando se comemora Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil, aparece como o terceiro dia mais movimentado do ano, sendo registrada a presença de 151 mil devotos. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
O 12 de outubro, quando se comemora Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil, aparece como o terceiro dia mais movimentado do ano, sendo registrada a presença de 151 mil devotos. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
O Santuário Nacional de Aparecida acolheu mais de 12 milhões de romeiros no último ano de 2015. Ao longo dos doze meses do ano, exatamente 12.112.583 devotos passaram pela Basílica de Nossa Senhora.

Os números de novembro colaboraram para que, na somatória geral dos meses, o registro de movimento no Santuário apresentasse um número 0,9% inferior ao ano de 2014, quando 12.225.608 romeiros haviam visitado a Casa da Mãe Aparecida.

publicidade


Os dados, que foram consolidados nesta semana, confirmaram também a tendência de distribuição dos visitantes ao longo do ano, que já se apresenta nos últimos dez anos. Cerca de 60% dos romeiros fazem sua peregrinação no segundo semestre.

O maior movimento no ano foi registrado no dia 6 de setembro, domingo véspera do feriado de Independência do Brasil, quando 170 mil pessoas passaram pelo Santuário. O segundo dia que mais reuniu devotos em 2015 foi o dia 13 de dezembro, com 164 mil romeiros, data em que foi realizada a cerimônia de abertura da Porta da Misericórdia no Santuário Nacional.

O 12 de outubro, quando se comemora Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil, aparece como o terceiro dia mais movimentado do ano, sendo registrada a presença de 151 mil devotos.

No entanto, quando considerados os dados do final de semana que antecedeu a Festa da Padroeira se registra a maior concentração de peregrinos no ano. No período dos dias 10 a 12 de outubro 346 mil romeiros estiveram em Aparecida.

Tradicionalmente o mês de novembro é aquele que mais registra a presença de fiéis no Santuário Nacional. Em 2015 o histórico se repetiu e ao longo dos trinta dias do mês foram acolhidos 1,2 milhões de romeiros. No entanto, o número foi inferior ao ano de 2014, quando o registro de peregrinos chegou próximo à casa dos 1,5 milhões de visitantes neste mês.

Ao longo dos últimos 10 anos o Santuário Nacional registrou um crescimento de 32% na acolhida aos romeiros. Em 2005 eram registradas a presença de 8 milhões de visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo