fbpx

Fibria inicia projeto com pecuaristas do Vale do Paraíba

Serão 50 beneficiados da cadeia produtiva do leite de dez cidades da região. (Foto: divulgação)
Serão 50 beneficiados da cadeia produtiva do leite de dez cidades da região. (Foto: divulgação)

A Fibria inicia no Vale do Paraíba, ao lado do Sebrae-SP, Comevap e Unitau, o atendimento a 50 pecuaristas que estão próximos às suas plantações de eucalipto, no programa Pecuária Leiteira.

publicidade


De acordo com o gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo, o objetivo é possibilitar a capacitação técnica dos produtores de leite da região e estruturar seus processos de gestão administrativa. “Os pecuaristas vão participar de workshops sobre negócios, além de oficinas nas próprias fazendas com orientação técnica, capacitando-os a aumentar a produção, com base em um planejamento integrado da propriedade, diminuindo custos e aumentando a qualidade do leite”, afirma Fausto.

São duas linhas de parcerias. A primeira é entre a Fibria, o Sebrae-SP e a Comevap (Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba), que realizam o atendimento de 40 pecuaristas associados, distribuídos nas cidades de São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Lagoinha, Cunha, Taubaté e Pindamonhangaba.

A segunda linha acontece entre a Fibria e o Sebrae-SP para o atendimento a dez pecuaristas de localidades identificadas pela Fibria com possibilidade de desenvolver o processo silvipastoril em Jacareí, Guararema, Jambeiro e Caçapava. Esse sistema envolve a produção simultânea de floresta e pastagem para o gado, em uma mesma área, utilizando técnicas de manejo específicas para a integração da produtividade, sendo uma parceria inédita no Vale do Paraíba.

“Esse sistema favorece a criação do gado por permitir um maior conforto no habitat, além de promover a melhoria da qualidade e fertilidade do solo. A presença das árvores contribui significativamente na absorção de dióxido de carbono e metano, gases responsáveis pelo aquecimento global”, explica Fausto Camargo.

Para Jardel José Busarello, consultor em agronegócios do Sebrae-SP e gestor do projeto, as ações foram estrategicamente desenhadas. “A produção regional tem grande potencial, já que estamos em uma das maiores regiões consumidoras do país. Nosso projeto é baseado no tripé acesso à tecnologia, ao mercado e serviços financeiros e gestão empresarial. O apoio de parceiros como a Fibria é fundamental para uma gestão compartilhada assertiva com resultados sólidos”, avalia Busarello.

Ainda de acordo com o gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria, participar de mais uma linha de atuação do agronegócio na região do Vale do Paraíba e aumentar a atuação social da Fibria em novas localidades, é de extrema importância não só para a empresa, como também para a comunidade local, que ganha com o fortalecimento das associações, o aumento de produtividade e a comercialização do leite, finaliza Fausto Camargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo