fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Igreja de São José em Pinda pede socorro

Marco da história e da fé católica em Pindamonhangaba. Panteão Cívico Nacional! Essa é a igreja São José. Sua origem se dá pela família Godoy em 1840 e ao longo de sua existência, já passou por algumas reformas e, agora, necessita de uma restauro urgentemente.

Na sexta-feira, dia 18 de dezembro, nós visitamos a Igreja de São José, que está fechada há alguns anos para o púbico. E as impressões não foram boas.

Uma das paredes laterais da igreja. (Foto: PortalR3)
Uma das paredes laterais da igreja. (Foto: PortalR3)

Ao abrir a porta lateral, um cheiro fétido de fezes de pombo e mofo toma conta do ar. Lá dentro, o sinal dos tempos em que está abandonada vai cada vez mais se intensificando. O telhado está com vários buracos, sendo possível ver de dentro. A sujeira toma conta de cada espaço.

Em vários pontos, há poças com restos de água da chuva. Os locais que já estão escorados, cederam mais desde a última vez que estivemos no local, inclusive com partes do reboco caindo.

Do ponto de vista técnico, de engenheiros e arquitetos, não sabemos qual a real situação da estrutura da centenária igreja que guarda os restos mortais da Guarda de Honra de Dom Pedro e que ao longo de sua existência, marcou a vida de muitas pessoas, mas a impressão que nos dá é de que a igreja não aguentará por muito mais tempo em pé, se nada for feito e seu restauro não sair do papel.

VEJA TAMBÉM
Conheça a história da centenária Igreja no artigo do jornalista Altair Fernandes

SOBRE O RESTAURO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo