fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ilhabela realiza Operação Praia Limpa na temporada de Verão

Operação Praia Limpa começa no dia 1 de janeiro em Ilhabela. (Foto: Divulgação)
Operação Praia Limpa começa no dia 1 de janeiro em Ilhabela. (Foto: Divulgação)

A 6ª edição da Operação Praia Limpa começa no dia 1° de janeiro e prossegue até o dia 10 de fevereiro em Ilhabela. O projeto é uma iniciativa privada, realizada há 5 anos consecutivos durante a temporada de verão com diversas ações de educação e conscientização ambiental.

publicidade


A Operação Praia Limpa conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, comerciantes que apoiam a causa e veiculações institucionais de veículos de imprensa. “O objetivo principal é de continuar envolvendo, incentivando e conscientizando os turistas, comunidade local e as crianças, sobre a importância de preservar e manter as praias, ruas e cachoeiras do arquipélago limpas destinando corretamente o lixo e os resíduos sólidos para reciclagem. Estamos reduzimos o despejo de lixo inadequado, impactos negativos e estéticos no município, preservando o meio ambiente e a vida marinha”, destaca Rogério Vieira Lima Muniz, idealizador do projeto.

O prefeito Toninho Colucci ressalta a importância do projeto. “É uma ação que visa conscientizar a todos os frequentadores de nossas praias e cachoeiras”, salienta o prefeito Toninho Colucci. “A Operação Praia Limpa já virou tradição em Ilhabela. Essa ação é de extrema importância, principalmente com a chegada do verão. Às vezes, por uma desatenção, um pequeno resíduo pode causar um significante impacto na vida marinha, além de afetar a balneabilidade das praias”, completa o secretário de Meio Ambiente, André Miragaia.

Confira as ações da Operação Praia Limpa Ilhabela: blitz com abordagens na entrada do arquipélago, no trânsito, nas praias e no receptivo dos navios com distribuição de 100 mil sacolinhas oxibiodegradáveis e ainda a distribuição de 30 mil folhetos educacionais, além de sacolas retornáveis para coleta de resíduos.

A equipe da Operação Praia Limpa percorre toda a Ilha por terra e mar, abordando educadamente os usuários das praias e ocupantes das embarcações, distribuindo material para o armazenamento do lixo que estão produzindo e orientando sobre onde depositá-lo para a coleta.

Também são disponibilizadas lixeiras seletivas e tambores para o descarte das sacolinhas com resíduos em diversos pontos do arquipélago. São realizados mutirões de limpeza e a retirada de resíduos que já foram abandonados, além da distribuição de mudas de plantas nativas como brinde de incentivo.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que estará com as equipes da Educação Ambiental, e patrocínio de empresas parceiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo