fbpx

Seguro DPVAT não terá reajuste em 2016

Tire suas dúvidas sobre o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. (Foto: Julia Borysewicz/Freeimages)
Tire suas dúvidas sobre o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. (Foto: Julia Borysewicz/Freeimages)

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) determinou recentemente que os valores dos prêmios do Seguro DPVAT, para o ano de 2016 não vão sofrer reajustes, permanecendo os mesmos que os cobrados em 2015.

publicidade


Para falar sobre o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o Dpvat, o programa Revista Brasil, da Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, entrevistou o diretor de Relações Institucionais da Seguradora Líder-DPVAT, Carlos Guerra.

Carlos Guerra esclarece que de cada real pago do seguro destinado ao DPVAT, 50% é destinado ao governo federal, destes, 45% para o Sistema Único de Saúde (SUS) e 5% ao Denatran, os outros 50% ficam na Seguradora Líder do Sistema Dpvat.

Sobre a as consequências de não pagar o seguro, que é obrigatório, o diretor alerta que se o Dpvat nã estiver pago, não é possível licenciar o veículo e ter o certificado que autoriza a circular com o automóvel.

“O proprietário inadimplente, no caso de acidente, perde a indenização para ele, mas qualquer cidadão que esteja envolvido no acidente de automóvel e não seja proprietário do veículo, mesmo com o veículo inadimplente está com sua indenização protegida, garantida”, completa.

Ele esclarece que na nossa legislação, a indenização do DPVAT independente de culpa, ou de identificação do veículo. Basta que exista um acidente que seja efetivamente registrado através de um boletim de ocorrência, que a indenização está garantida, mas aquele proprietário que não pagou o seu Dpvat está sem a cobertura devida.

Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima, como por exemplo, o porquê dos valores diferenciados para automóveis, motocicletas, caminhões e caminhonetes.

Confira os valores:

Tabela de pagamento do DPVAT 2016. (Fonte: Seguro Dpvat)
Tabela de pagamento do DPVAT 2016. (Fonte: Seguro Dpvat)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo