fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Varejo de Taubaté perde 749 vagas, aponta Sincovat

Só em setembro foram 75 postos de trabalho fechados. (Foto: Divulgação/Sincovat)
Só em setembro foram 75 postos de trabalho fechados. (Foto: Divulgação/Sincovat)

Um estudo realizado pelo Sincovat (Sindicato do comércio Varejista) revelou que o varejo de Taubaté fechou 75 vagas com carteira assinada no mês de setembro. O saldo negativo foi resultado de 512 admissões e 587 desligamentos. Em 2015, o acumulado são 749 empregos com carteira assinada a menos.

Neste período foram contratados 5.346 funcionários e demitidos 6.095.
Em setembro, sete das nove atividades do varejo da cidade registraram retração no quadro de empregos. O destaque mais negativo ocorreu nas lojas de vestuário, tecidos e calçados, as quais perderam somente neste mês 54 vagas. A redução do quadro funcional das lojas de vestuário é a mesma que se observa no âmbito estadual.

No ano, somente as lojas de móveis e decoração possuem um saldo positivo, mesmo que pequeno. São 14 admissões a mais, em relação aos desligamentos. Mais uma vez o destaque negativo fica por conta das lojas de vestuário, tecidos e calçados, responsáveis por mais da metade do fechamento de vagas no varejo de Taubaté.

Para o presidente do Sincovat , Dan Guinsburg, o cenário negativo é resultado direto da redução do consumo das famílias. “As pesquisas que recebemos da nossa Federação apontam quedas consecutivas no índice de confiança dos consumidores. Com o orçamento avariado pelos juros altos, endividamento e inadimplência em elevação, e ainda a inflação beirando 10%, o consumidor direciona suas receitas aos bens essenciais, no caso os supermercados e farmácias, deixando um pouco de lado as compras pontuais, como roupas, calçados e acessórios.

Dan Guinsburg explica ainda que este fenômeno de alteração do consumo das famílias impacta diretamente da receita de vendas dos estabelecimentos. “Com o faturamento em queda, o empresário se vê na necessidade de readequar custos, entre eles mão de obra. Por isso percebemos essa redução de quase 750 postos de trabalho somente em 2015 na cidade de Taubaté”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo