fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Sebastião entre as 50 pequenas cidades do País em desenvolvimento econômico

Município também ocupa o 4º lugar no estado de São Paulo em contratações. (Foto: Luciano Vieira/PMSS)
Município também ocupa o 4º lugar no estado de São Paulo em contratações. (Foto: Luciano Vieira/PMSS)

Com praias lindíssimas e rica diversidade cultural e histórica, São Sebastião atrai milhares de turistas o ano todo. Mas quem visita e conhece as belezas naturais da cidade, não imagina a sua importância no cenário econômico nacional. São Sebastião está na lista entre as 50 pequenas cidades do Brasil que apresentam melhor desenvolvimento econômico de acordo com pesquisa exclusiva produzida pela consultoria Urban Systems.

Outro fato importante é que o município está em 4º lugar, no Estado, em contratações e lidera o ranking entre 13 municípios do Vale do Paraíba e Região Bragantina e também entre as quatro cidades do Litoral Norte, segundo dados de setembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Os dados da consultoria Urban Systems, que compõem a pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, publicada em 28 de outubro da Revista Exame, apontam São Sebastião na 39ª posição no ranking das 50 cidades pequenas com melhor desenvolvimento econômico. A análise foi feita a partir de informações de 348 municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes consideradas como “média-pequenas”. Os municípios deste porte respondem por 10% da produção nacional e concentram 11% das empresas e 12% da população do país.

A primeira posição está com a cidade de Paulínia. Já, São Sebastião está à frente de municípios como Aquiraz (CE), Viana (ES) e cidades paulistas como Mococa, Votuporanga, Caieiras, Bebedouro e Arujá. De acordo com a pesquisa, o ranking foi criado com base em 13 indicadores econômicos como Produto Interno Bruto (PIB) per capita, crescimento de empregos formais, importações e exportações. Cada critério, de acordo com a importância, ganhou um peso totalizando 14 pontos. São Sebastião obteve 4,314 pontos na faixa de 0 a 14, enquanto Paulínia, em primeiro lugar, ficou com 5,878.

Entre os dados analisados foram apontados a população estimada em 83.020  habitantes em 2015, PIB per capita (em reais) de 30.916,17, de acordo com índice de 2012, esperança de vida (em anos) de 77,51 e taxa de analfabetismo em 5,9%, segundo dados de 2010 para população acima de 15 anos.

Mercado de Trabalho

O município também apresentou quadro positivo em relação à criação de postos de trabalho seguindo na contramão da crise econômica que atinge o Brasil. Enquanto, em todo o país, foi registrado fechamento de vagas formais pelo sexto mês consecutivo com as demissões superando contratações em 95.602 e o estado de São Paulo perdeu 45.869 empregos, São Sebastião obteve o quarto melhor resultado em contratações entre 370 cidades do Estado com mais de 10 mil habitantes. Os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, constam da análise de setembro deste ano do comportamento do mercado de trabalho formal.

De acordo com a avaliação do Caged, São Sebastião mantém 323 postos de trabalho, divulgados em 23 de outubro; em nível estadual, o município perde apenas para as cidades de Ribeirão Branco com 384 postos de trabalho, Monte Azul Paulista, com 420 e Itapevi, com 798 contratações. Já, entre as 13 cidades que mais contrataram no Vale do Paraíba e Região  Bragantina, São Sebastião apresentou o melhor desempenho, enquanto a região, de forma geral, fechou 2.240 vagas de emprego com carteira assinada no mês.

São Sebastião ficou à frente de cidades que também ampliaram a oferta de empregos formais como Aparecida, Cachoeira Paulista, Cunha, Lorena, Paraibuna, Nazaré Paulista, Piracaia, entre outras. O município também lidera as contratações no Litoral Norte, seguido por Ubatuba com 138 postos de trabalho e Ilhabela com 45. Já, Caraguatatuba registrou saldo negativo com 58 demissões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo