fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: programação semanal no Parque Vicentina Aranha

Grupo de Congada filhos de N'Zambi se apresenta no domingo, dia 8. (Foto: Divulgação/AJFAC)
Grupo de Congada filhos de N’Zambi se apresenta no domingo, dia 8. (Foto: Divulgação/AJFAC)

Inspirada pelo Dia da Consciência Negra, a Programação Cultural de Novembro do Parque Vicentina Aranha referência a cultura afro-brasileira através de grandes personagens como Solano Trindade, poeta, dramaturgo e ator, criador do Teatro Popular que lutou pelos direitos humanos deixando grande legado ao povo brasileiro.

Durante todo o mês, atrações musicais, saraus, encontro de MC´s, danças, filmes, teatro e uma exposição fotográfica propõe a reflexão sobre o tema.

Na quarta-feira (04) às 19h, abriremos a exposição fotográfica “Cansei”, pela fotógrafa joseense Larissa Isis. Larissa fotografa inspirada pelas palavras de Martin Luther King Jr.: “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por seu caráter, não pela cor da sua pele”. Influenciada por seu pai, Larissa tem se especializado em retratar pessoas e a cultura negra brasileira.

A exposição “Cansei” fala do orgulho da mulher negra e de sua afirmação na sociedade brasileira. “Sou negra, linda e sou capaz! (…) Quando isso está resolvido dentro de nós, nada mais importa. Não interessa o que os outros digam ou pensem, o que vale é o que eu penso!”, declara a fotógrafa.

O domingo (08) será especial, com duas atrações musicais. A primeira apresentação do Projeto Música no Parque traz o Grupo Folclórico Filhos de N’Zambi, que foi a primeira Congada de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de São José dos Campos. Seu objetivo é resgatar e preservar a Cultura Popular Brasileira, com seus ritmos e danças. Os 25 integrantes, entre crianças, adultos e idosos, cantam músicas de autoria própria. A congada é uma manifestação popular cultural-religiosa do período da escravidão no Brasil. Os escravos proibidos de manifestarem sua religião, mesmo catequizados, acabaram introduzindo suas práticas religiosas às manifestações católicas, louvando a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Após a congada, às 10h30, vamos prestigiar o Coral Libercanto, que conta com a participação de 30 coralistas da comunidade do Vale do Paraíba, regidos pela mestre em música pela UNESP, Sandra Mendes Sampaio. Criado em 1988, o Coral Libercanto já realizou centenas de apresentações em todo o país e tem dois CDs gravados. Seu repertório envolve músicas de vários estilos e épocas, com grande ênfase na música brasileira.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: CANSEI por LARISSA ISIS

Abertura
Data: 04/11 Quarta| Horário: 19h

Exposição
Data: 04/11 à 06/12
Horários: Segunda à sexta das 09h às 12h e das 14h às 21h | Sábado e Domingo 09h às 14h

Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo