fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José inaugura circuito turístico tecnológico

“O lançamento deste tour é um marco na história do turismo em São José, uma cidade empreendedora e que faz acontecer", disse disse o secretário da SDECT. (Foto: Tião Martins/PMSJC)
“O lançamento deste tour é um marco na história do turismo em São José, uma cidade empreendedora e que faz acontecer”, disse disse o secretário da SDECT. (Foto: Tião Martins/PMSJC)

Mais de 40 pessoas, principalmente profissionais da área de turismo, participaram do primeiro circuito turístico tecnológico realizado em São José dos Campos, em iniciativa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SDECT) e operacionalizada pela agência Llyods Turismo, com o apoio do Sinhores (Sindicato de Hoteis, Bares e Restaurantes) e do Convention Visitors Bureau.

“O lançamento deste tour é um marco na história do turismo em São José, uma cidade empreendedora e que faz acontecer. Diversas inovações tecnológicas foram desenvolvidas aqui ao longo dos anos, como o motor a álcool, a urna eletrônica, satélites, foguetes e os melhores jatos regionais do planeta. Somos a capital aeroespacial do Brasil, e isso tem que ser valorizado e mostrado para as pessoas”, disse o secretário da SDECT.

“A cidade de São José foi construída por grandes visionários, que desenvolveram aqui alguns dos projetos tecnológicos mais importantes do país. Sempre recebemos delegações estrangeiras interessadas em conhecer nossas instalações. O turismo tecnológico é um negócio que tem tudo para dar certo”, acrescentou o vice-prefeito, que esteve na cerimônia de lançamento do circuito.

Para José Arimateia Godinho, diretor da Lloyds Turismo, o município tem competência para explorar muito mais esse potencial. “Sempre trabalhamos com destinos próximos a São José, como o Litoral Norte e Campos do Jordão. Em 2010, começamos a levar estudantes de São Paulo para o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica), mas de forma muito esporádica e modesta. Esse circuito ampliado traz novas perspectivas”, afirmou.

“Temos que aproveitar o que temos de melhor, e São José dos Campos é referência nacional em termos de ciência e tecnologia. Muitos joseenses desconhecem as instalações tecnológicas de sua própria cidade, até por conta do acesso restrito às áreas militares. A operacionalização desse tour é uma grande oportunidade de quebrar algumas barreiras”, comentou Ricardo Sampaio de Alcântara, presidente do Convention Visitors Bureau em São José.

O roteiro começou com uma visita do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), seguida por um passeio pelo DCTA com paradas na Vila dos Oficiais e na biblioteca do ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial), ambas projetadas pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Depois do almoço, a comitiva seguiu para o Parque Tecnológico, onde conheceu o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), os Centros Empresariais 1 e 2 e o CECOMPI, e para o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), onde visitou o LIT (Laboratório de Integração e Testes) e o EMBRACE (Centro de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial).

Os participantes ficaram encantados com o circuito. “Foi excelente. Moro em São José há dez anos e não conhecia nenhum desses lugares. Gostei muito da sala de controle do CEMADEN e do Escritório de Negócios do CECOMPI”, comentou Diogo Teodoro, recepcionista de um hotel da região central.

“Achei sensacional, principalmente o MAB e o LIT. Não sabia que São José tinha essa característica tecnológica”, disse Adriana Beatriz de Souza Affonso, chefe de recepção em um hotel da Vila Industrial.

O circuito tecnológico será realizado todas as sextas-feiras pela Lloyds Turismo, que comercializará em breve outros pacotes: circuito tecnológico e serras (Campos do Jordão e São Francisco); circuito tecnológico e praias (Litoral Norte); e circuito tecnológico e religioso (Aparecida e Guaratinguetá).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo