fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santuário Nacional de Aparecida abrirá Porta Santa a pedido do Papa

A abertura da Porta Santa marca o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia. (Foto: Matheus Andrade/Santuário Nacional de Aparecida)
A abertura da Porta Santa marca o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia. (Foto: Matheus Andrade/Santuário Nacional de Aparecida)

No próximo dia 13 de dezembro, o Santuário Nacional realizará a abertura da Porta Santa em uma cerimônia presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

publicidade


A abertura acontecerá durante a missa das 8h, que contará com um rito especial preparado pelo Pontifício Conselho para Nova Evangelização e aprovado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Neste dia, a liturgia católica, que vive o período do advento, celebra o domingo “Gaudete” (ou da alegria). Ao instituir esta data para a abertura da Porta, o papa deseja recordar aos fiéis que é da Misericórdia Divina que provém a alegria do cristão.

Para esta festividade o Santuário Nacional está preparando uma Porta Santa especial. Obra do artista sacro Cláudio Pastro, a peça está sendo idealizada desde o início do ano. Será feita em bronze, e terá as representações da Anunciação, do Bom Pastor e da parábola do Filho Pródigo.

Na visão de Pastro, a arte contida na Porta Santa será teofânica: “Por meio da arte desta Porta nós desejamos passar o espírito do Bom Pastor, que em mistério no seu desenho, indica sua singela e interna alegria do Pastor no momento de encontro da sua ovelha. Não é uma alegria falsa, mas uma alegria interna, que também é a alegria do cristão.”, salientou o artista.

A abertura da Porta Santa marca o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia. Anunciado pelo Papa Francisco no dia 13 de março deste ano, durante uma celebração penitencial em Roma, o acontecimento será, nas palavras do Santo Padre, um “Jubileu Extraordinário que terá como seu centro a misericórdia de Deus”.

Na bula de convocação para o Jubileu, intitulada “Misericordiae Vultus”, Francisco estabeleceu as datas de abertura e encerramento do Ano, bem como solicitou que cada Diocese abra no seu território uma Porta Santa. Esta porta deve ser aberta “ou na Catedral, (…) ou na Concatedral, ou então numa Igreja de significado especial.” (MV 3) O Pontífice pediu também que os grandes Santuários realizem a abertura da Porta no dia 13 de dezembro, data em que ele mesmo realizará a abertura da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, em Roma.

O Vaticano disponibilizou, por meio do site oficial do Ano da misericórdia, um mapa com a localização das “Portas da Misericórdia” pelo mundo. Cada Diocese pode assinalar sua Porta Santa pelo mesmo local.

Além das portas das igrejas jubilares, o papa estendeu em dois casos as indulgências às pessoas que de uma forma ou outra estarão impossibilitadas de peregrinar até uma Porta Santa. O primeiro é direcionado aos doentes e idosos: a eles o Pontífice concede as indulgências jubilares desde que vivam este momento de sofrimento “com fé e esperança jubilosa, recebendo a comunhão ou participando na santa Missa e na oração comunitária, inclusive através dos vários meios de comunicação”.

Já o segundo é destinado aos encarcerados, que terão as indulgências “nas capelas dos cárceres, e todas as vezes que passarem pela porta da sua cela, dirigindo o pensamento e a oração ao Pai.”, desde que arrependidos de seus crimes e pecados de coração sincero. Francisco afirma que este gesto “significa para eles a passagem pela Porta Santa, porque a misericórdia de Deus, capaz de mudar os corações, consegue também transformar as grades em experiência de liberdade.”.

Para lucrar as indulgências do Jubileu da Misericórdia, aliados à passagem pela Porta Santa nas igrejas jubilares, ou nos gestos destinados aos presos, doentes e idosos, os fiéis deverão realizar as condições habituais para a concessão de indulgências: a profissão de fé e a oração pelo Papa e pelas suas intenções . Esta oração será, pelo menos, um Pai-Nosso, mas podem-se-lhe acrescentar outras. Em particular, tendo em conta o espírito particular deste Ano Santo, sugere-se a bonita oração do Papa Francisco para o Jubileu e, para concluir o momento de oração, uma invocação ao Senhor Jesus Misericordioso (por exemplo, “Jesus Misericordioso, eu confio em Ti”). Como de costume, é preciso realizar também a confissão e a comunhão sacramental.

Porta Santa – É na tradição cristã próprio Cristo. “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem” (Jo 10,9). É toda porta no espaço sagrado de um templo que representa Cristo, pois por Ele entramos no Seu mistério. Portanto, passar pela Porta Santa significa que temos o objetivo de nos renovarmos, um convite para entrarmos mais ainda no Mistério do Cristo que é o Mistério da Vida.

Na Igreja Católica a Porta Santa é celebrada junto aos jubileus, em geral, a cada 25 anos, mas é possível que o papa proclame um Jubileu Extraordinário, como fez o Papa Francisco, que promulgou o próximo ano como santo, para que seja “O tempo favorável, o dia da salvação” (2 Cor 6,2).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo