fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Santos se torna o primeiro time paulista a chegar à final em todas as categorias

PortalR3Neste final de semana, o Santos conquistou a vaga na final do Campeonato Paulista das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Somadas a elas, neste domingo (15), o time Sub-11 foi vice-campeão estadual e o Sub-13 levantou a taça dourada. Com isso, o Alvinegro Praiano conseguiu o feito inédito de conquistar a vaga para a final da competição de todas as categorias de base. Sem contar o título estadual ganho pelo time profissional.

Em 2008 foram criadas as categorias Sub-11 e Sub-13, que contam com a participação de jogadores que completam nove, dez e 11 anos no ano em que o torneio será realizado e os atletas que completam 12 e 13 anos, respectivamente. Desde então, nenhum time havia conseguido ir a todas as finais de categorias de base no Campeonato Paulista. Em 2015, o Santos chegou à decisão com todas as equipes de sua base e se tornou o primeiro clube a conquistar o feito.

O gerente de futebol da base do clube, Ronaldo Lima, depositou o mérito do alcance para os jogadores, bons tecnicamente, e aos técnicos de todas as categorias. “Isso mostra uma sequência integrada de trabalho, que é o que nós programamos, a integração entre as categorias, e aos poucos os métodos do treinamento vai dando resultado. O que quero deixar como um ponto forte desse trabalho em primeiro lugar é a qualidade técnica desse trabalho, porque sem qualidade não teríamos resultado. E também o profissionalismo dos técnicos de todas as categorias, por todos eles tem em mente a formação”, declarou.

Ronaldo enfatizou que o principal objetivo dos coordenadores da base do Santos é a formação dos jogadores, para que eles cresçam no futebol. “O fato de termos chegado à cinco decisões, mostra que existe um trabalho orientado no sentido da qualificação desses atletas. O mais importante é a formação, aquilo que a gente passa para o jogador, que nós sabemos que do outro lado não existe inimigo, existem adversários, e vamos respeitá-los dentro de campo, como colegas, mas que a nossa qualidade, a nossa vontade e o nosso trabalho, vão superá-los. Acho que esse momento bom das categorias de base do Santos não é só pela conquista do título, mas sim pela formação”, contou o gerente.

Sobre o sentimento pessoal em conseguir levar o Alvinegro Praiano a ser o primeiro presente em todas as finais da base, Lima não escondeu a felicidade e exaltou a história do time da Vila. “Isso é maravilhoso. É um momento histórico para o Santos, o clube merece isso. É o clube do Brasil que tem o melhor jogador do mundo, então o Santos, a Vila Belmiro em si tem um glamour, algo diferente que traz essa mágica do futebol. Então é claro que nós ficamos satisfeitos em podermos estar entre os que levaram todas às finais com as categorias de base. Isso nos mostra que estamos no caminho certo que, repito novamente, é a formação dos nossos atletas”, comemorou.

Questionado sobre manter o feito em 2016, Ronaldo desconsiderou o fato de chegar às finais e voltou a destacar como principal meta a formação dos atletas do Santos. “Estando entre os quatro finalistas já mostra que o trabalho está sendo bem realizado. Acredito que chegar à uma semifinal ou uma decisão é detalhe, são meninos, não podemos exigir, porque eles estão em formação, atitudes do Sub-11, iguais às do Sub-20. Pode ser que ano que vem, não cheguemos na disputa do título e nem por isso, o trabalho terá caído de qualidade. Ao contrário, com a experiência de equilíbrio esse ano, com o trabalho que vem sendo incrementado e com os indicadores de desempenho que estamos mostrando isso nos mostra uma crescente no trabalho, na qualidade e no produto final, que é a formação do atleta”, finalizou.

O Sub-15 enfrentará o Osasco Audax pela primeira partida da final neste sábado (21), às 9h, em Osasco. Já o Sub-17, confrontará o São Paulo, também no sábado (21), às 10h45, em Santos. Por fim, o Sub-20 duelará com o Corinthians, no sábado (21), às 16h, também na cidade do Alvinegro Praiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo