fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Rugby São José vence Curitiba e fatura troféu do Super 8

Paulistas ‘devolvem’ 2014 e se sagram vencedores na elite do Rugby XV Masculino do Brasil. (Foto: CBRu/Divulgação)
Paulistas ‘devolvem’ 2014 e se sagram vencedores na elite do Rugby XV Masculino do Brasil. (Foto: CBRu/Divulgação)

Em clima de saudável rivalidade, o São José venceu o Curitiba, no sábado (31), por 18 a 6, no estádio do Ibirapuera, e se sagrou campeão do Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV. Rivalidade, tradição, belas jogadas, tries, festa das torcidas e jogadores de Seleção Brasileira foram alguns dos ingredientes do duelo em que os joseenses devolveram a derrota na decisão de 2014, cujo título foi para o sul do país.

“Havia uma coisa engasgada conosco. Neste ano, desde a pré-temporada, tínhamos como objetivo este jogo. Jogar bem a final e sairmos campeões. Não foi por acaso que fomos vencedores”, afirma Moisés, jogador do São José.

publicidade


Com ambas torcidas em bom número e o Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado incentivando as equipes e agitando as arquibancadas, os dois times fizeram um duelo eletrizante desde o início.

Em bela arrancada, Pelo anotou try para São José e incendiou o confronto no começo da partida. Moisés, destaque no campeonato, converteu para os paulistas. Atrás do placar, os curitibanos esboçaram reação. Com muitas jogadas pelo meio, encontraram o setor defensivo joseense bem postado. As chances de try foram pequenas.

À frente, o São José soube controlar bem placar e jogo. Mesmo sofrendo pontos, também conseguiu brechas para modificar o marcador a seu favor.

Nos minutos finais, emoção, tensão e adrenalina aumentaram. A partida encaminhava-se para 13 a 6, restando pouco menos de três minutos quando os paranaenses invadiram a área e anotaram try, contudo, sem a conversão. Após análise do TMO, tecnologia de vídeo que auxilia os árbitros e garante idoneidade e transparência ao esporte, o juiz marcou irregularidade no lance, descontando os cinco pontos ganhos nesta jogada.

A torcida joseense já entoava gritos de “é campeão”, enquanto atletas estavam visivelmente emocionados. Para coroar a brilhante temporada, o São José ainda teve tempo de anotar try para a euforia tomar conta do campo.

“A gente conseguiu pontuar no começo do jogo, o que nos deu certa tranquilidade no decorrer da partida. Era esperado que eles fossem crescer no final de cada tempo, pois têm um time forte”, declara Moisés.

“Sentimento é o de que poderia ter sido um pouco mais. O importante é que jogamos com raça e coração a temporada inteira. Tivemos altos e baixos. Mas, representamos bem a camisa do Curitiba. Estamos brigando pelas primeiras posições. Temos um dever cumprido de elevarmos o patamar do clube. Agora, é aproveitar para descansar, se adaptar ao novo formato do Super 8 e vir mais forte para o ano que vem”, comenta Bicudo, dos Touros.

Com cânticos personalizados, festa e animação, o São José garantiu a ‘revanche’ diante do Curitiba. Em 2014, os joseenses foram derrotados na decisão. Nesta temporada, o clube paulista venceu 12 de 16 partidas no torneio e terminou a primeira fase na liderança. O troféu coroou o bom desempenho deles.

“Este é o topo de uma pirâmide. A base foi construída com muito suor, trabalho e dedicação de todos. Para mim, esse é o topo. E este topo é a base de amanhã. O São José tem a filosofia de desenvolver a base e criar uma escola. Espero que o resultado sempre seja esse, o de conquistas”, completou Moisés.

Um dos maiores pontuadores da competição, Moisés garantiu os troféus Outback de “Destaque da Final” e “Melhor Jogador do Super 8”. Facundo, do Curitiba, ficou com o segundo lugar no ranking da competição, enquanto Josh, do Bandeirantes Saracens, terminou como o terceiro colocado.

São José e Curitiba se enfrentaram no estádio do Ibirapuera. (Foto: Divulgação/CBRu)
São José e Curitiba se enfrentaram no estádio do Ibirapuera. (Foto: Divulgação/CBRu)

Esta é a primeira edição do torneio neste novo formato concebido pela Confederação Brasileira de Rugby. Oito clubes disputaram, ao menos, 14 partidas durante o segundo semestre. Os confrontos foram equilibrados e emocionantes ao longo do ano. O novo sistema foi bastante elogiado por atletas.

“A avaliação é a de que foi um sucesso. Tivemos uma mudança. De dez times jogando de nove a onze partidas por ano para oito times jogando de 14 a 16 jogos, dependendo de semifinais e decisão. Elevamos a exigência física dos atletas. E os times responderam muito bem, melhoraram o nível dos treinamentos e não tiveram lesões devido à repetição de jogos. Ficamos muito satisfeitos. Estamos muito esperançosos para 2016, pois os clubes contarão com o sistema de Alto Rendimento desde o início da temporada”, analisou Agustin Danza, CEO da CBRu.

Os torcedores ainda fizeram uma bela festa fora do estádio para celebrar o troféu do São José.

Campanha de São José durante o Super 8

São José
São José 17 x 11 Bandeirantes Saracens
São José 15 x 20 Farrapos
Pasteur 19 x 32 São José
Jacareí 9 x 27 São José
São José 29 x 15 SPAC
Desterro 7 x 22 São José
Curitiba 26 x 20 São José
Bandeirantes Saracens 21 x 15 São José
São José 12 x 19 Pasteur
Farrapos 14 x 35 São José
São José 22 x 15 Jacareí
SPAC 15 x 17 São José
São José 16 x 14 Desterro
São José 31 x 22 Curitiba

Semifinal
São José 19 x 16 SPAC
Bandeirantes Saracens 8 x 12 Curitiba

Final
São José 18 x 6 Curitiba

Desempenho
São José: 12 vitórias, 0 empate e 4 derrotas. 347 pontos marcados e 249 pontos sofridos.

Imagem: João Neto/Fotojump

Repescagem
Em duelo de repescagem por vaga na próxima edição do Super 8, Farrapos venceu o San Diego, no último sábado, fora de casa, por 43 a 0 e garantiu permanência na elite do rugby nacional.

FINAL – SUPER 8
São José 18 x 6 Curitiba
Data/horário: 31/10/2015, às 19h (horário de Brasília)
Local: Estádio do Ibirapuera – Ícaro de Castro Melo (Endereço: Rua Manuel da Nóbrega, 1361 – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04001-140)
Árbitro: Henrique Platais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo