fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Parceria entre prefeitura de São José e ITA vai formar professores e gestores

O evento contou a presença de autoridades, convidados e gestores e educadores da rede municipal de ensino. (Foto: Beto Faria/PMSJC)
O evento contou a presença de autoridades, convidados e gestores e educadores da rede municipal de ensino. (Foto: Beto Faria/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) firmaram uma parceria que prevê a formação de professores e gestores da rede municipal, na área de novas tecnologias. A cerimônia aconteceu na tarde da sexta-feira (13), no auditório do ITA. A assinatura do memorando de entendimento teve a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Na parte da manhã, o ministro conheceu o Programa Escola Interativa em uma escola municipal da região sul. Na ocasião, divulgou os dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que apontam avanços significativos na área da Educação.

publicidade


No período da tarde, Mercadante acompanhou a cerimônia da assinatura do memorando e incentivou a participação dos gestores para que aproveitem a oportunidade disponibilizada pela parceria. “O ITA é referência na área da Educação”, enfatizou.

O memorando foi assinado entre o prefeito e o reitor do ITA, professor doutor Fernando Toshinori Sakane. O evento contou a presença de autoridades, convidados e gestores e educadores da rede municipal de ensino.

O prefeito ressaltou a importância da parceria para a formação continuada dos educadores. “Isso faz parte do processo de valorização do professor, um investimento no seu aperfeiçoamento e capacitação. Tenho orgulho da nossa rede, principalmente pelas pessoas envolvidas e que garantem toda a sua excelência”, disse.

A parceria inédita com o ITA permitirá a oferta de curso de especialização para gestores escolares e extensão universitária para professores do ensino básico. A rede municipal de ensino passará a contar com o apoio de uma instituição com reconhecido valor no contexto educacional e científico em todo o país.

O memorando possibilita a realização de cursos ministrados por professores do ITA, na sede da instituição, e no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI), do Programa Escola Interativa, localizado no bairro Floradas de São José, na região sul.

O curso de extensão (Pós-Graduação Lato Sensu) será voltado aos professores efetivos e gestores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede. As vagas serão definidas por ordem de inscrição. Para os gestores da rede, o curso de especialização ocorre por meio de processo seletivo. Atualmente, a rede municipal conta com 400 gestores e 3.800 professores.

A administração municipal já mantém parcerias de sucesso com a instituição, caso do CASD (Curso Alberto Santos Dumont), curso pré-vestibular ministrado por alunos do ITA e destinado a estudantes de baixa renda.

A Prefeitura trabalha ainda com a Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), e está finalizando um convênio com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem da educação básica e formação de professores.

Escola Interativa
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reservou a parte da manhã para conhecer o Programa Escola Interativa. Ele visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Álvaro Gonçalves, no Campo dos Alemães, na região sul. A unidade comemorou nesta sexta-feira (13) um ano de implantação do programa.

“Achei o programa espetacular, aqui é a escola do futuro. Vários países já avançaram nessa direção e São José dos Campos está mostrando um caminho muito promissor.”

O Programa Escola Interativa promove a integração da tecnologia como ferramenta do processo de ensino e aprendizagem. Isso é feito por meio da utilização de notebooks pelos professores, projetores interativos nas salas e tablets para os alunos. Tudo integrado por meio de uma rede com antenas wi-fi e um servidor com velocidade de conexão que varia de 10 Mbps a 30 Mbps.

A Escola Interativa vem sendo implantada na rede desde 2014, priorizando as unidades mais distantes da região central da cidade, onde a maioria dos alunos tinha mais dificuldade de acesso aos recursos tecnológicos. Até o momento, o programa foi implantado em 17 Escolas de Ensino Fundamental (EMEFS) e em 64 Salas de Leitura Interativa nas escolas de Educação Infantil.

O programa prevê a implantação de salas interativas nas 46 EMEFS da rede e em 73 Salas de Leitura Interativa da Educação Infantil, até o final de 2016.

O Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) oferece atividades junto aos educadores e alunos da rede municipal, assim como cursos e oficinas abertas à comunidade. Inaugurado em agosto passado, o Laboratório já atendeu mais de mil pessoas.

O LEDI já tem como parceiros a Unifesp – Campus de São José dos Campos, Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, de Campinas, Fundação Lemann e Parque Tecnológico.

Rede municipal
A rede municipal de ensino de São José dos Campos conta com aproximadamente 61.700 alunos e cerca de 3.800 professores. São 46 escolas de Ensino Fundamental e 103 de Educação Infantil (74 de administração direta e 20 conveniadas).

ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos. É especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial. Criado em 1950, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo