Paralimpíadas reúne centenas de paratletas em Taubaté

Por: Share:
André Rocha, paratleta taubateano destaque nacional e internacional. (Foto: Arquivo/PMT)
André Rocha, paratleta taubateano destaque nacional e internacional. (Foto: Arquivo/PMT)

A cidade de Taubaté recebe no período de 16 a 20 de novembro, a XII Paralimpíadas, reunindo 400 paratletas das instituições: EMEEEIF Madre Cecília, APAE Taubaté, APAE Pindamonhangaba, APAE Caçapava, APAE Guaratinguetá, ASSID e EMEF Edmir Viana de Moura (Caçapava).

A abertura acontece na próxima segunda-feira, dia 16, às 8h30, na escola Madre Cecília, localizada na Avenida Francisco Alves Monteiro, s/nº, Novo Horizonte.

Todas as provas acontecerão na escola Madre Cecília, em dois períodos: às 8h e às 13h30. O intuito é promover atividades esportivas para pessoas com necessidades educacionais especiais das instituições de educação especial da cidade e região, proporcionando a inter-relação pessoal e tendo como objetivo o desenvolvimento das capacidades físicas, além dos benefícios da participação ativa em esportes individuais e em grupo.

Serão realizadas as provas convencionais: atletismo, natação, tênis de mesa, queimada, dama, dominó, capoeira e futsal, e também provas adaptadas das modalidades já conhecidas, para os atletas com maior comprometimento intelectual e/ ou motor: atletismo (prova de agilidade para cadeirante e andantes com e sem andador), basquete (prova de arremesso, condução de bola e prova em equipe), futsal (chute ao gol sem goleiro do meio da quadra, com goleiro e com dificuldade), natação (provas com material de apoio-prancha e outros) e vôlei (câmbio).

No dia 20, às 8h, acontece a tradicional maratona e em seguida a cerimônia de encerramento.

Cronograma – XII Paralimpíadas de Taubaté:

16/11 (segunda-feira) – 8h30 – Abertura

Na sequência – prova de agilidade

13h30 – Vôlei

17/11 (terça-feira):

8h – Atletismo

13h30 – Natação e Tênis de Mesa

18/11 (quarta-feira)

8h – Basquete e Queimada

13h30 – Dama, Dominó e Capoeira

19/11 (quarta-feira):

8h – Futsal Masculino A, B e C

13h30 Futsal Habilidades (Fem./Masc.) e Futsal Feminino

20/11 (sexta-feira)

8h – Maratona

Encerramento

VEJA TAMBÉM