fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Comgás inicia obras para distribuição de gás natural em Campos do Jordão

 

Primeiro furo dimensional, que marcou o início das obras na cidade, foi realizado nesta terça-feira (10/11). (Foto: Divulgação)
Primeiro furo dimensional, que marcou o início das obras na cidade, foi realizado nesta terça-feira (10/11). (Foto: Divulgação)

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) iniciou nesta terça-feira (10) as obras para implantação da rede de distribuição de gás natural canalizado em Campos do Jordão. A iniciativa foi marcada por um evento com o chamado primeiro furo direcional, realizado na Av. Ernesto Diederichsen, no bairro Vila Matilde.

Nesta primeira fase, a companhia vai operar com o chamado “Projeto Estruturante”, que levará o gás natural a Campos do Jordão sem que seja preciso instalar um gasoduto interligando a rede existente ao município de Taubaté.

“A Comgás planeja a construção de 31 quilômetros de rede no município, iniciando os trabalhos na Av. Dr. Januário Miraglia, principal via de Campos do Jordão, sentido centro, e Av. Ernesto Diederichsen. As atividades serão executadas em horário comercial e cada trecho estará devidamente sinalizado e autorizado pela Prefeitura. Esta primeira etapa deve ser concluída dentro de 12 meses”, explica o gerente do Vale do Paraíba e Alto Tietê da Comgás, Vandevaldo Candido Milhomens.

De acordo com o prefeito Fred Guidoni, o início das obras é muito importante para a cidade. “A instalação do gás natural trará conforto, praticidade e segurança e cria alternativas para o desenvolvimento sustentável, atraindo novos investimentos. Outra vantagem é a geração de emprego e renda para a população. Esta iniciativa e parceria com a Comgás consolida um novo ciclo de desenvolvimento em Campos do Jordão”.

O empreendimento já está gerando benefícios para Clayton Tomé da Silva dos Santos, morador de Campos do Jordão que foi contratado para trabalhar nas obras depois de ficar seis meses desempregado. “Hoje é o meu primeiro dia de trabalho como ajudante geral. Estou muito feliz e esta oportunidade chegou na hora certa”, comemorou.

As obras da primeira fase do projeto vão possibilitar o atendimento com gás natural canalizado em estabelecimentos residenciais, comerciais, industriais e no segmento de serviços – especialmente na hotelaria.

O presidente do grupo responsável pelo Hotel Moinho, José Donizete Salvador, falou sobre os benefícios da chegada do gás natural ao município. “Vamos utilizar o gás natural no aquecimento central de água para os chuveiros, restaurante, lavanderia e também para calefação. Achamos interessante essa nova opção, pois além de tratar-se de uma energia limpa, vamos ter a garantia do fornecimento 24 horas por dia. Vai facilitar bastante a nossa logística e a segurança também. Estamos muito satisfeitos”, concluiu Salvador.

O projeto será realizado a partir de uma unidade de abastecimento instalada na cidade. A partir dela, a Comgás construirá a sua rede de distribuição, levando as tubulações de gás natural ao comércio (incluindo a rede de hotelaria), prédios e conjuntos residenciais, indústrias e postos de combustíveis. O carregamento da unidade de abastecimento será feito por caminhões específicos. O gás natural será comprimido e transportado para Campos do Jordão, onde será descomprimido e distribuído aos clientes através da rede de distribuição.

Como será a implantação da rede
Para levar os benefícios do gás natural canalizado, a Comgás trabalhará em conformidade com as normas brasileiras e com a legislação do município de Campos do Jordão. Visando minimizar os transtornos aos munícipes, as obras necessárias para instalação da rede de distribuição de gás serão realizadas pelo Método Não Destrutivo (MND).

Com este método, a Companhia abre duas valas de aproximadamente 1m x 1m, a cada 100 metros de distância uma da outra onde, através de um equipamento de perfuração direcional horizontal, a tubulação de gás é instalada no subsolo. Com esse método de construção não há a necessidade de abrir valas contínuas em toda extensão da via por onde passará a rede de gás, minimizando os transtornos das obras para o trânsito e munícipes.

O Método Não-Destrutivo permite a instalação da tubulação de gás com redução significativa dos efeitos no entorno da obra, pois esse método construtivo reduz o impacto no trânsito local e diminui a geração de entulhos, incluindo asfalto, rachão e outros resíduos. A redução no tempo de execução da obra é outro fator que incentiva o uso do MND pela Comgás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo