fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Capoeira e filme afro-brasileiro são atrações em São José

A Capoeira, uma expressão cultural que mistura esporte, arte marcial, cultura popular e música, será aberta e o público poderá participar e conhecer mais sobre essa prática, criada e desenvolvida no Brasil, por descendentes de escravos africanos. (Foto: Divulgação/PMSJC)
A Capoeira, uma expressão cultural que mistura esporte, arte marcial, cultura popular e música, será aberta e o público poderá participar e conhecer mais sobre essa prática. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Abrindo o mês em celebração ao Dia da Consciência Negra (20 de Novembro), a Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (7), a partir das 17h, uma Roda de Capoeira seguida de exibição do filme Cafundó, no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América). As atividades são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário fazer inscrição ou retirar ingresso, basta chegar e participar.

A Capoeira, uma expressão cultural que mistura esporte, arte marcial, cultura popular e música, será aberta e o público poderá participar e conhecer mais sobre essa prática, criada e desenvolvida no Brasil, por descendentes de escravos africanos.

Em seguida, será exibido o filme Cafundó, um curta-metragem nacional, em que o personagem João Camargo, após deixar de ser escravo, fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor, e se considera capaz de curar as pessoas, o que realmente acontece. Assim, ele se torna uma das mais tradicionais lendas brasileiras existentes até hoje.

As atividades que abrem a programação do mês da Consciência Negra no Centro da Juventude fazem parte do Projeto Obatalá, que tem como objetivo enfrentar a discriminação, o racismo e o preconceito racial pela valorização da arte, cultura, literatura, culinária, dança e música afro-brasileira.

Mais informações na Central de Atendimento ao Público do Centro da Juventude, pelo telefone 3932-8600 ou pessoalmente no local.

Programação

Domingo (8)

10h30 – Contação de Histórias – “Na Mala de Ébano” com Mariana Per

Na mala do Ébano conta a história de uma viajante que passou por vários povos africanos, procurando conhecer mais sobre a história e de seus ancestrais, das menores aldeias aos grandes impérios africanos… Onde a viajante acaba encontrando muito mais do que imaginava…

Segunda-feira (9)

20h – Show musical com a banda Dom Pescoço

Ritmos latinos e brasileiros

Terça-feira (10)

19h30 – Oficina de Culinária – Bobó de Camarão (vagas limitadas)

Uma das delícias do universo gastronômico formado pela culinária africana e brasileira. Inscrições antecipadas pelo telefone 3932-8600.

De 11 de novembro a 11 de dezembro

8h às 21h –  xposição “Heróis de Todo o Mundo”

Exposição fotográfica baseada na série “Heróis do Mundo”, do projeto a Cor da Cultura, que apresenta a biografia de 62 cidadãos brasileiros afro-descendentes atuantes na cultura, história, ciência e na vida política do país.

Segunda-feira (16)

20h – Show musical com a banda 16 Toneladas

Repertório de Samba Rock e Soul Funk.

Sábado (21)

16h – Grupo Pé na Dança

Apresentação de manifestações culturais populares por meio da dança, especialmente do norte e nordeste do país, como: cacuriá; quadrilha; bambaê de caixa; ciranda de roda; bumba-meu-boi e tambor de crioula.

17h – Hip Hop Especial com o grupo D´OrigemGrupo feminino de Hip Hop que aborda temas cotidianos e sociais com muita personalidade e atitude.

Domingo (22)

10h30 – Degustação de Leitura com o Acervo Obatolá

Leitura de livros infantis no acervo afro-brasileiro Obatolá, que fica na biblioteca do Centro da Juventude. Essa atividade visa desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças, além de adquirir cultura, conhecimentos e valores da cultura afro-brasileira.

14h às 18h – Beleza negra com o grupo Melanina do Vale

Workshop que apresenta todas as formas de beleza afro, com maquiagem em pele negra, cuidados com o cabelo crespo, tranças e amarrações. Reflexões sobre o negro e a mídia também acontecem durante a atividade.

Segunda-feira (23)

20h – Show musical com o grupo Nossa Raiz

Roda de samba

Quarta-feira (25)

19h – Sarau literário da Carolina

Carolina Maria, escritora e poetisa, terá parte de sua trajetória contada neste sarau, a partir de seu livro: Quarto de Despejo – Diário de uma Favela. Essa atividade faz parte da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

Segunda-feira (30)

20h – Show musical com o grupo Conversa Afiada Homenagem aos grandes músicos do Chorinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo